É verdade que Coca-cola para diarreia?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Porque é que não se deve ingerir Coca-Cola para tratar diarreia? Mesmo quando o gás é eliminado da bebida, este refrigerante tem outras características que podem prejudicar quem tem diarreia, como a presença de cafeína e de grandes quantidades de açúcar.

O alto teor de açúcar no refrigerante resulta no PH ácido em sua composição, levando ao excesso de problemas gastrointestinais como a constipação.

Graças à sua composição similar à do ácido estomacal, o refrigerante ajuda a dissolver o alimento que bloqueou a passagem do intestino ou do estômago (as bolhas de gás, inclusive, ajudam a acelerar o processo).

“Nos refrigerantes, há grande quantidade de açúcar e também de sódio, os quais podem predispor ou piorar algumas doenças, tais como hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus”, completa Sousa. “O excesso de gases pode causar desconfortos, como dor abdominal, cólicas e flatulência”.

Para parar a diarreia rapidamente é importante aumentar o consumo de líquidos para repor a água e os minerais perdidos através das fezes, assim como consumir alimentos que favoreçam a formação das fezes e que diminuam os movimentos intestinais, como é o caso da goiaba, por exemplo.

Alguns dos remédios caseiros que ajudam a hidratar e nutrir o corpo durante uma diarreia são:

  1. Água aromatizada. ...
  2. Sopa de cenoura. ...
  3. Xarope de cenoura e maçã ...
  4. Chá de camomila. ...
  5. Chá de folha de goiabeira e caroço de abacate. ...
  6. Panquecas de banana verde. ...
  7. Água de arroz.

Alívio contra gases -De acordo com algumas fontes, a Coca-Cola pode aliviar a indigestão devido à soda presente na bebida. Pode neutralizar parcialmente o ácido do estômago, o que proporciona a sensação de alívio.

“Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.

R: normalmente não se restringe a alimentação das pacientes mas aquelas que tem TPM devem evitar tomar café, coca-cola, chás etc. pois essas substâncias são estimulantes e podem agravar o processo.

Mito. Na realidade, as bebidas gasosas aumentam a sensação de estômago cheio e estufado, podendo até piorar a náusea.

Refrigerantes
Química. E essa química prejudica a atuação das bactérias benéficas do intestino e favorece a proliferação das bactérias nocivas, que desregulam o funcionamento intestinal e podem causar a prisão de ventre.

A Coca-Cola Plus é um refrigerante sem açúcar e calorias que vem com 5 gramas de fibras que te ajudam a ir ao banheiro.

Suas pupilas dilatam, a pressão arterial sobe, e como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, impedindo a sonolência.

6. Beber refrigerante. A campeão neste quesito, claro, é a Coca-Cola, mas a água com gás e todas as demais bebidas gaseificadas aumentam a quantidade de gás carbônico no estômago. Esse gás também pode passar para o intestino, o que acaba causando uma quantidade maior de gases.

Tomar refrigerante frequentemente pode causar dor de estômago e gerar gases intestinais que causam dor e desconforto abdominal, devido à presença do gás presente na bebida, que faz o corpo produzir ainda mais suco gástrico, aumentando ainda as chances de desenvolver uma gastrite.

Os alimentos que ajudam a prender o intestino, como a maçã e a pera sem casca e a banana verde cozida, contêm fibras solúveis que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, diminuindo as evacuações.