É verdade que Coca-cola ajuda na digestão?

Perguntado por: avieira6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O nutrólogo Antonio Lancha explica que chá mate, chá verde, café, vinho e refrigerante de cola ajudam na digestão. Além disso, as bebidas ácidas também ajudam no processo digestivo.

Benefícios para a saúde

  • Acalmam o estômago. Beber aos poucos refrigerantes do tipo água tônica ou cola ajuda a acalmar o enjoo e fornece energia para quem não pode ingerir alimentos sólidos.
  • Atuam como estimulantes. ...
  • Ganho de peso. ...
  • Cáries. ...
  • Crescimento ósseo. ...
  • Pressão arterial.

Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.

MITO. Azia é a sensação de queimação que começa na região do estômago e ascende pelo tórax. É o principal sintoma do refluxo gastroesofágico, que geralmente acontece após as refeições, principalmente quando ingerimos alimentos ácidos, gorduras e frituras.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Ainda assim, esta razão “não tem muita lógica” e “não é a mais apropriada”. Porquê? Porque, geralmente, uma diarreia aguda surge acompanhada de “dores abdominais”. Logo, segundo o gastrenterologista, o facto de a Coca-Cola ser uma bebida gaseificada pode agravar o desconforto.

Nos refrigerantes que possuem mais cafeína em sua composição, como os de cola, o efeito pode ser ainda mais acentuado. Por isso, se você sofre com o refluxo, fuja dos refrigerantes e procure orientação médica.

A principal recomendação é tomar muito líquido – como água, água de coco, sucos, chás, isotônicos e o soro de reposição oral (disponível nos postos de saúde) –, manter uma alimentação leve e esperar que a situação passe. Refrigerante não deve ser consumido nesse caso.

açúcar em excesso e o sódio que costuma haver nessas bebidas parece prejudicar o tônus das veias sanguíneas e desequilibrar os níveis de sal no organismo, causando assim alterações na pressão.

Ela causa uma série de efeitos no organismo: a explosão de açúcar causa uma explosão de insulina, seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (fonte de energia rápida); Na absorção do açúcar e cafeína, as pupilas dilatam, a pressão aumenta e os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, ...

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.

O refrigerante mais consumido do mundo está na lista, para a tristeza dos fãs da coquinha gelada. O problema dele é o corante de caramelo, que não é nada saudável, por se tratar do tipo lV, que faz bastante mal para o organismo, podendo estar relacionado ao aparecimento de câncer.

Bebidas gaseificadas
Refrigerantes, água com gás e mesmo espumantes podem causar sintomas de refluxo. Eles aumentam a pressão dentro do estômago, causam desconforto e podem fazer com que o ácido estomacal vá para o esôfago. Por isso, evite esse tipo de bebida.

Tomar refrigerante frequentemente pode causar dor de estômago e gerar gases intestinais que causam dor e desconforto abdominal, devido à presença do gás presente na bebida, que faz o corpo produzir ainda mais suco gástrico, aumentando ainda as chances de desenvolver uma gastrite.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.

Mito. Na realidade, as bebidas gasosas aumentam a sensação de estômago cheio e estufado, podendo até piorar a náusea.

Como aliviar a dor na barriga? Dicas

  • 1) Comer de forma saudável. Ter uma alimentação saudável, rica em fibras, é fundamental para um bom funcionamento do intestino e, consequentemente, ajuda a evitar dores na barriga². ...
  • 2) Hidratação. ...
  • 3) Realizar massagem no abdômen. ...
  • 4) Compressa morna.

Em casos de viroses que evoluem para desidratação é indicado evitar o consumo de alimentos que sejam diuréticos, como café, chá e refrigerantes, já que colaboram com a perda de líquidos pelo corpo.

Hidróxido de alumínio, sal de fruta, leite de magnésia
Essas medicações atuam neutralizando o ácido no estômago. Devem ser usados simplesmente para controlar a azia.

O que é bom para aliviar a queimação no estômago?

  • Água com bicarbonato de sódio. O bicarbonato quando sofre diluição na água, acaba tendo um efeito alcalinizante ao longo do tubo digestivo. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Suco de pera. ...
  • Remédio de farmácia. ...
  • Água gelada.