É verdade que chocolate dá cólica no bebê?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Por que o chocolate dá cólica no bebê? O leite de vaca compõe a maioria dos chocolates, sendo uma das substâncias responsáveis por causar o desconforto nos bebês. Isso porque são necessárias enzimas específicas para a digestão, que podem não estar presentes no organismo dos recém-nascidos.

Alguns estudos obtiveram resultados positivos que colaboraram para afirmar que sim, chocolate é bom para cólica. Mas existe uma especificidade: é o chocolate amargo, com concentração de cacau acima de 70%, que pode reduzir as cólicas e dores associadas à menstruação.

Alimentos que podem provocar cólicas no bebê
Alimentos como o chocolate (de qualquer tipo), café, mate e chá preto apresentam em sua composição a cafeína, que ao ser consumida é transferida para o leite e tem papel estimulante, prejudicando o sono normal do bebê.

Não. Embora a mulher tenha que ter cuidado ao ingerir chocolate enquanto estiver amamentando, ela não precisa cortar esse alimento da dieta. O problema de comer chocolates na lactação é que algumas substâncias passam para o leite materno, provocando reações alérgicas no bebê.

Em se tratando do chocolate na amamentação, a nutricionista Lucina Costa explica o seguinte: “Você pode comer desde que seja uma quantidade pequena e não uma barra inteira de chocolate. Há casos muito extremos em que o bebê tem alergia ao leite materno depois que a mãe come chocolate”.

Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.

Cólicas geralmente aparecem no primeiro mês de vida, alcançam o pico em aproximadamente 6 semanas de idade e cessam, de maneira segura e espontânea, aos 3 a 4 meses. Paroxismos de choro e agitação geralmente ocorrem tanto durante o dia como à noite e continuam por horas sem nenhuma razão aparente.

Compressa quente é ótimo para cólica
O calor ajuda na vasodilatação, facilita o fluxo do sangue e relaxa os músculos. Lembrando que a cólica por imaturidade do recém-nascido normalmente acontece mais em um determinado período do dia (normalmente final do dia) e que melhora com o amadurecimento do intestino do bebê.

Causas da cólica
Portanto, o que causa a cólica em recém-nascido nada mais é que o próprio processo de adaptação da criança à vida fora do útero da mãe. Assim, o corpo aprende a lidar com o volume do alimento e com os gases.

O que não comer quando está amamentando?

  1. Alimentos embutidos não são bons durante a amamentação. ...
  2. Evite frituras no período de aleitamento. ...
  3. Comidas ultra processadas não são indicados para lactantes. ...
  4. Alimentos com muito açúcar devem ser evitados na amamentação. ...
  5. Evite farinha branca e carboidratos simples.

Não é preciso fazer uma dieta especial quando se amamenta, mas a alimentação deve ter equilíbrio nutricional. Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral".

Aumente o consumo de frutas, vegetais e leguminosas
No caso de intestino preso, o consumo de certas frutas e vegetais pode contribuir para soltar o intestino do bebê. Isso ocorre nos alimentos com alta concentração de fibras.

Os nutrientes que mais sofrem influencia na composição do leite materno de acordo com o estado nutricional da mãe e portanto indiretamente estão relacionados com a alimentação materna são: Vitaminas lipossolúveis: A, D. Vitaminas hidrossolúveis, como: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6 (piridoxina), B12 (cobalamina)

geralmente mais de 3 dias para eliminar todos os resí duos proteicos da mãe , se a dieta estiver realmente sem nenhuma contaminação com produtos lácteos e eu até retiro produtos tópicos que possam conter leite. para a melhora do bebê , geralmente após 1 a 2 semanas !

Não há qualquer problema em consumir cafeína enquanto amamenta desde que não exagere.