É verdade que chá de amora emagrece?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

O chá de amora pode ser um grande aliado na luta contra a balança devido ao seu forte poder diurético. As folhas deste fruto contêm fibras na sua constituição, importantes para quem pretende emagrecer, dado serem fundamentais para a regulação do trânsito intestinal e proporcionarem um aumento da sensação de saciedade.

Não se deixe enganar pelo tamanho: a amora é uma fruta pequena, mas traz muitos benefícios. O chá de amora possui várias vitaminas e antioxidantes que auxiliam na redução de rugas, fortalecem o colágeno, reduzem a hipertensão, auxiliam no tratamento da catarata, além de ajudarem a diminuir a ansiedade e o estresse.

Não há contraindicações, mas o recomendado é nunca ultrapassar três xícaras diárias.

Colocar 1 litro de água a ferver; 2. Quando a água estiver a ferver, colocar as folhas de amora e deixar repousar durante 5 minutos.

Além disso, o chá de hibisco é rico em ácido clorogênico, que é um poderoso antioxidante que acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura. Por isso, pode ser consumido por quem deseja emagrecer 1kg por dia.

A amora é uma fruta com poucas calorias e o suco pode ser incluído em dietas de emagrecimento. Cada copo tem cerca de 50 calorias. O suco pode ser bebido até 3 vezes por dia, no entanto, um copo por dia já é suficiente para garantir os benefícios da fruta.

O chá de amora oferece efeitos quase imediatos, mas que são progressivos e podem demorar mais ou menos ao depender do organismo. A recomendação é que uma xícara de chá de folha de amora seja consumida toda manhã por 21 dias, para que depois haja um intervalo de 7 dias.

Perda de cabelo, diminuição da energia física ou mental, reações alérgicas na pele, vergões/vermelhos na pele que coçam e aumento da secreção vaginal.

O consumo em excesso (mais de três xícaras ao dia) pode provocar náuseas, vômitos, desconforto no estômago, diarreia, toxicidade hepática (fígado) e alterar a absorção de cálcio e ferro. Para preservar absorção normal de cálcio e ferro pelo organismo evite consumir o chá de amora durante as refeições.

O melhor horário para tomar o chá de amora é durante a manhã, quando estiver em jejum. Você pode tomar 3 vezes ao dia.

Não há indicação de que o chá de amora tenha efeito sonífero ou sedativo. No entanto, assim como outras bebidas quentes, o consumo pode auxiliar no relaxamento do corpo e regulação do sono.

Quem não pode beber, cuidados e precauções
A bebida é contraindicada para gestantes, pessoas com hipoglicemia e alérgicos. Consumir diariamente mais de três xícaras de chá de amora pode causar diarreias e outras complicações no usuário.

O litro preparado do chá de amora pode ser consumido gelado ou quente, 3 vezes ao dia, entre as principais refeições. Você pode começar a tomar o chá de amora pela manhã, mas não é preciso tomá-lo, necessariamente, em jejum.

Modo de fazer e consumo
O chá de amora pode ser feito a partir das folhas ou frutos. Para preparar com as folhas, a porção é de cinco a dez folhas de amora para cada litro de água. Caso queira adicionar a fruta, não existe uma quantidade máxima permitida, mas o ideal é não passar de uma colher de sopa por dia.

Quem sofre com dificuldades para dormir também pode se beneficiar do consumo do chá de amora. Isso porque ele combate problemas relacionados à insônia, já que tem propriedades calmantes.

Chás para emagrecer: 6 opções que ajudam a queimar gordura

  1. Chá-mate. Tem cafeína, que aumenta a sensação de energia e a tolerância ao esforço físico, adiando o cansaço. ...
  2. Chá verde, preto ou branco. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de cavalinha. ...
  5. Chá de hibisco. ...
  6. Chá de casca de laranja-amarga.

CHÁ PARA EMAGRECER

  1. 1 Chá verde. O chá verde é famoso pela sua capacidade de acelerar o metabolismo, ajudando na queima de calorias. ...
  2. 2 Chá de gengibre. O gengibre, assim como o chá verde, pode ajudar a acelerar o metabolismo. ...
  3. 3 Chá de canela. ...
  4. 4 Chá de hibisco.

Os benefícios da amora vão muito além do seu sabor. Ela é composta por muitos nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, além de ter um baixo índice calórico, inferior a 450 calorias por quilo da fruta! De auxiliar na perda de peso a agente de prevenção ao câncer, a lista de motivos para consumir a fruta é longa.