É verdade que chá de alface é bom para dormir?

Perguntado por: edias . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O chá de alface serve para ajudar as pessoas a dormirem melhor por conta de seu efeito relaxante e sedativo, sendo altamente indicado para quem sofre com ansiedade e estresse. Uma xícara de chá de alface antes de dormir pode ser um grande aliado no combate da insônia.

Por ser fonte de vitaminas A, C, E, K, agentes antioxidantes e zinco (mineral que tem ação anti-inflamatória), o chá de alface é bastante benéfico para o sistema de defesa do corpo. Quando consumido regularmente, ele mantém a imunidade adequada, evitando gripes, resfriados e sintomas de alergia.

camomila

Chá de camomila
Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir.

Chás para dormir rapidamente e pesado

  1. Chá de camomila: A camomila é amplamente conhecida por suas propriedades calmantes e é um dos chás mais populares para promover o sono de qualidade. ...
  2. Chá de valeriana: A valeriana é outra erva poderosa que pode auxiliar no sono. ...
  3. Chá de lavanda: ...
  4. Chá de hortelã-pimenta: ...
  5. Chá de melissa:

1) Alface. Muito utilizada pelos egípcios para ter uma noite de sono tranquila, a alface contém lactuário, uma substância com poderoso efeito sedativo. “Chega a ser semelhante ao ópio”, diz Wendy Green, em seu livro “50 coisas que você pode fazer para combater a insônia” (Ed. Larousse).

O chá de alface é contraindicado para pessoas alérgicas à planta.

Chá para dormir bem feito com camomila

  1. Aqueça 1 litro de água até formar bolhas;
  2. Adicione 1 colher (sopa) de camomila;
  3. Tampe e espere por cerca de 3 minutos;
  4. Coe e sirva.

Este vegetal é rico em minerais, vitaminas e fibras que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino. As alfaces de modo geral trazem sensação de frescor aos alimentos, dando cor e sabor principalmente às saladas e sanduíches.

Apesar de apresentar todos os benefícios acima citados, é importante destacar que o consumo excessivo de chá de alface é maléfico para a saúde. Vamos combinar que o consumo excessivo de praticamente tudo é ruim para o corpo, e por isso devemos manter uma alimentação balanceada.

Mas é justamente por esse motivo que as pessoas que têm pressão baixa ou já tomam remédios para diminuir a pressão arterial precisam tomar cuidado com o chá de alface, já que nesses casos, a pressão corre o risco de ficar baixa demais com o consumo da bebida.

Em doses mais elevadas, a chamada sedação profunda, a pessoa só responde a estímulos muito dolorosos ou repetitivos. Entre os sedativos usados para pessoas com problemas para pegar no sono estão a Amitriptilina (Amytril), o Diazepam (Valium), Zolpidem e o Clonazepam (Rivotril), entre outros.

Durante a noite, é importante evitar práticas que levam a uma sensação de estresse e agitação. Nesse caso, o adequado é realizar atividades relaxantes e mostrar ao corpo que está perto do momento de dormir, como ler um livro, tomar um banho relaxante, escutar uma música bem calma, beber chás, escovar os dentes etc.

Exercícios de respiração e relaxamento podem ajudar, assim como meditação ou até mesmo ler um livro. Pensando em manter o quarto como um espaço de descanso, um ambiente seguro e confortável para o importante ritual diário de dormir e despertar, volte para sua cama somente quando o sono retornar.

Para muitas pessoas, comer alface dá sono. Já se conhece a substância responsável por isso: a lactucina, que é encontrada, principalmente, no talo. Essa arma natural contra o estresse e a insônia já vem sendo estudada para virar um medicamento.

Feita com maracujá e alface, a bebida ajuda a acalmar o corpo e colabora na indução do sono. Quando alguém está muito nervoso e estressado, é comum que lhe ofereçam um suco de maracujá. Isso porque a fruta tem propriedades calmantes em sua composição.

Primeiro ponto, ninguém deve comer alface em grandes quantidades, pois contêm uma substância chamada lactucário (lactucarium), que pode ser toxica em grandes quantidades. Lógico que há vários tipos de alface, e a quantidade de lactucário vai variar de uma para a outra.

4 folhas

Para obter todos os benefícios da alface citados anteriormente, é indicado comer pelo menos 4 folhas de alface por dia, preferencialmente com 1 colher de azeite de oliva, pois assim é possível aumentar seu poder antioxidante, além de também fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável.