É verdade que cerveja cresce barriga?

Perguntado por: emello . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

A verdade é que não existe estudo científico que comprove a relação entre o consumo da bebida e o aumento do acúmulo de gordura abdominal. O que já se sabe é que o excesso de calorias gera o crescimento de gordura corporal.

Em sua produção, as cervejas puro malte não utilizam os derivados do trigo, logo, não possuem os carboidratos derivados desse ingrediente. Também apresentam uma quantidade menor de glúten. Assim, a cerveja puro malte é uma boa opção para quem não quer engordar.

Uma lata de cerveja comum tem cerca de 150 calorias. Isso significa que para engordar 1kg, você precisa ingerir 6700 calorias extras - ou cerca de 45 latas de cerveja.

Segundo estudos científicos, não há nada específico na cerveja que cause gordura abdominal: as calorias que engordam, vêm do álcool. O problema de beber generosamente é que isso dá um grande trabalho extra para o fígado, que precisa se concentrar em queimar o álcool e eliminar suas toxinas, por assim dizer.

Nutricionistas afirmam que as cervejas puro malte – a Heineken é conhecida como uma cerveja puro malte – são mais indicadas por ter um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.

Mas será que a bebida é realmente a “vilã” da dieta? De acordo com Clarissa Fujiwara, nutricionista do departamento de nutrição da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), não é nada impossível emagrecer mesmo bebendo cerveja —como foi o caso do cantor Leonardo em 2018.

É que as bebidas alcoólicas causam um efeito inflamatório no nosso organismo. Na prática, quando bebemos, nosso corpo passa por um processo inflamatório interno e na pele, que é vista como um “espelho” do nosso organismo. É por isso que temos a sensação de que o drink e a cerveja incha o rosto.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que mulheres não bebam mais do que uma lata de cerveja por dia (350 ml) e que homens limitem-se a duas latinhas (cerca de 700 ml). Para além desse consumo, a bebida pode representar risco para o corpo humano.

– Na verdade, com a interrupção do consumo, evitamos o desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo hipertensão arterial, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, doença hepática e problemas digestivos e problemas de saúde mental causados pelo álcool incluindo depressão e ansiedade – completa Renke.

7 truques para secar a barriga

  1. Opte por pequenas refeições.
  2. Elimine gorduras e doces.
  3. Beba bastante água.
  4. Foque nas fibras.
  5. Use a abuse das proteínas.
  6. Leve de marmita.
  7. Limão em jejum.

Para desintoxicar, aposte em líquidos que auxiliam na eliminação do álcool no organismo. A água de coco acelera o metabolismo e, por ser um excelente diurético, ajuda a eliminar mais rápido as toxinas do álcool restantes no corpo. Isotônicos contribuem na reposição de eletrólitos, sódio e potássio no organismo.

Cerveja faz mal: Mito
Qualquer bebida alcoólica, ingerida em doses recomendadas e controladas, pode promover benefícios para a saúde, como melhora da atividade cardiovascular e, é claro, maior sensação de relaxamento. Apenas seu consumo excessivo pode ser considerado danoso para nossa qualidade de vida.

Para quem bebe com frequência, eliminar esse consumo pode significar ingerir menos calorias do que o habitual. Portanto, por esse motivo, algumas pessoas podem perder peso quando param de beber.

No que diz respeito às calorias, esses dois têm uma quantidade bem similar (por volta de 150 calorias em uma lata de cerveja ou em um pão francês). Mais uma vez, o que conta é a quantidade consumida.

Se tratando de um mito o fato que a Heineken não engorda.

Beba devagar e intercale a cerveja com água. "Assim reduz o número de calorias ingeridas, alivia a sensação de ressaca do dia seguinte e ainda ameniza o risco de desidratação. É que as bebidas alcoólicas possuem um efeito diurético.

Agora, pensando em que o consumo será feito, geralmente as cervejas puro malte costumam ser uma opção melhor para quem está numa dieta para perda de peso . Isso porque elas normalmente possuem menos calorias, já que não há trigo e seus derivados em sua composição.

A Organização Mundial da Saúde, inclusive, diz que o equivalente a uma latinha para mulheres e duas para homens por dia não é prejudicial.