É verdade que calopsita transmite doença?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

A Psitacose é uma zoonose transmitida aos humanos pelos psitacídeos, ou seja, calopsitas, papagaios, maritacas e periquitos. Nos animais a doença se manifesta como Clamidiose e pode ser fatal.

O hábito de beijar a sua ave, de deixar que ela bique a. sua boca, faz com que as bactérias da sua boca. passem para sua ave e isso pode gerar infecções. gravíssimas!

Segundo a veterinária Stephanie Tomsic, para evitar certas doenças em calopsitas é necessário manter a gaiola sempre limpa. “A higienização das gaiolas e o suporte nutricional ajuda a evitar esses problemas e também melhora a eficácia das medicações caso o animal já esteja doente”, explica.

Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio. Por isso, quem está procurando como cuidar de calopsita no inverno, fica a dica! Cobrir a gaiola é uma boa ideia.

Essa é uma infecção considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para humanos, e nos animais causa sintomas como prostração (fadiga), anorexia, apatia, desidratação, diarreia e secreção ocular e nasal.

Os sintomas da psitacose em pessoas podem ser leves ou muito graves. Os sintomas mais comuns são febre, calafrios, dor de cabeça, cansaço e tosse seca. Muitas das pessoas infectadas desenvolvem uma pneumonia. As pessoas mais velhas tendem a desenvolver uma forma mais séria da doença, em especial se não forem tratadas.

A Psitacose pode igualmente surgir em periquitos, rolas e mais raramente em pombos ou mesmo galinhas. Os principais sintomas desta doença, quando aparecem, são muito semelhantes a uma gripe: Os pássaros deixam de sentir apetite e emagrecem. As penas ficam opacas e eriçadas.

A clamidiose em calopsita, que também é chamada de psitacose ou ornitose, é causada por um microrganismo chamado Chlamydia psittaci. Essa bactéria pode acometer aves, répteis e mamíferos. A bactéria causadora da clamidiose de calopsitas não é muito resistente quando está no ambiente.

10 – 15 anos

Faça carinho na calopsita
Enquanto estiver alimentando sua calopsita filhote, faça carinho em sua cabeça e corpo, acostumando o animalzinho à sua presença e, principalmente, ao seu toque. Assim como acontece com os humanos, as carícias podem acalmar os animais e deixá-los ainda mais felizes.

É importante ter em mente que mesmo quando a calopsita gosta de carinho, não se deve levar a mão por cima da ave e nem dentro da gaiola em um movimento de pegá-la, pois isso pode torná-la ainda mais arisca.

Algumas dicas valiosas
- Tenha extremo cuidado com os espelhos ou as janelas, porque podem machucar a ave; - É muito importante limpar a gaiola da Calopsita e abastecê-la com água e comida; - Certifique-se que o ambiente esteja a uma boa temperatura, ou seja, nem muito fria e nem muito quente.

A clamidiose ou ornitose é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Chlamydophila psittaci, que acomete aves e mamíferos. Trata-se de uma das principais zoonoses de origem aviária. A transmissão ocorre principalmente por inalação de secreções contaminadas.

Sim, a calopsita toma banho! Contudo, devido aos riscos, o banho no chuveiro não é a maneira mais recomendada. Isso não significa que ela não possa se lavar de outros modos. Segundo os especialistas em animais silvestres da Petz, os banhos são muito benéficos para a calopsita, auxiliando na manutenção das penas.

poleiro

Em cativeiro, o lugar onde a calopsita dorme tranquilamente é no poleiro. Entre as espécies que também contam com estratégias inusitadas para descansar sem ficar tão à mercê de predadores, estão os cavalos e as zebras, que contam com um ligamento especial nas articulações, capaz de fixá-los durante o sono.