É verdade que cachaça combate à gripe?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 30 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

Afinal, não há comprovações científicas de que a cachaça cure a doença. Mas saiba: essa crença tem uma origem muito bem definida. Séculos atrás, muitas pessoas usavam a cachaça para combater gripes. Por isso, muitas pessoas ainda acreditam no seu poder de cura.

Como vimos a cachaça não cura a gripe, mas pode ajudar a combater seus sintomas principalmente se o seu uso for com limão pois limão é uma fruta que tem grande quantidade de vitamina C ajudando a reforçar as defesas do organismo para combater o vírus.

Quais são os benefícios da cachaça? A cachaça dilata os vasos sanguíneos, com isso ajuda a proteger o coração contra infartos e combate o colesterol alto, além de ser um anticoagulante poderoso, previne contra o AVC e a trombose. Também é antioxidante, principalmente se misturada a frutas em uma boa caipirinha.

Ferva por 15 minutos o gengibre, o mel, a água e a cachaça. Corte e amasse 1 dente de alho e deixe repousar por 5 minutos. Em seguida, adicione o alho na bebida, esprema o limão e adicione o própolis. O indicado é beber uma vez por dia por 10 dias seguidos.

Alimentos como mel, limão, gengibre e alho possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam bastante a aliviar os sintomas. Além disso, preferir ingredientes que fortalecem o sistema imunológico, como frutas ricas em vitamina C, contribui para que o corpo se recupere com mais facilidade.

Consumir álcool quando se está gripado não é uma boa ideia. As bebidas alcoólicas desidratam o corpo, o que pode prolongar o efeito da doença. Geralmente, também alteram o equilíbrio da água no organismo, dificultando a eliminação do muco.

Ela contém antioxidantes que podem proteger o seu coração e ainda ajudam no combate ao mau colesterol. Já o limão da caipirinha contêm antioxidantes que, segundo pesquisas recentes, impedem a divisão celular em vários tipos de câncer.

Segundo o clínico geral José Cysne, da Clínica São Vicente, o vinho realmente ameniza o problema: - O álcool tem muitas calorias. Por isso, aquece a garganta e as cordas vocais e dá sensação de bem-estar. Qualquer bebida fermentada ou destilada, como o uísque, terá esse efeito, desde que à temperatura ambiente.

Alho: Tomar contra gripes e resfriado. Mel e limão: Tomar contra gripes, resfriados e dores de garganta. Açúcar e limão: Antigamente, durante as epidemias de cólera e malária, se tomava aguardente com limão e açúcar como substituto da água. Limão: Para abrir o apetite e ajudar na digestão de bebidas gordurosas.

Nesse caso, repousar, tomar banhos de água morna e tomar medicamentos com ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória pode ajudar bastante, fornecendo um tratamento rápido para gripe.

Evite beber álcool. A ideia de que o álcool "desinfeta" a garganta é, infelizmente, um mito! Na verdade, a ingestão de álcool vai causar mais irritação do que alívio da dor de garganta.

30g

A quantidade ideal de cachaça a ser consumida varia de acordo com o metabolismo de cada indivíduo, assim como entre homens e mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara que o consumo diário ideal é cerca de 30g de álcool (etanol), o que corresponde à praticamente duas doses de cachaça.

Esse destilado é uma bebida ácida, mesmo assim ela deve não deve arder na hora do consumo, descendo suavemente. Além disso, não tome goles muito grandes. Lembre-se que uma boa cachaça deve ser apreciada, portanto, coloque um pequeno gole na boca e saboreie, conferindo todas as sensações que ela oferece.

Diversos estudos mostram que a ingestão moderada de álcool pode ajudar a proteger a função cognitiva e reduzir o risco de demência. Em doses moderadas, a bebida alcoólica pode diminuir a inflamação do cérebro e limpar as toxinas, inclusive as ligadas ao Alzheimer.

Alho e conhaque
Uma dose de conhaque é um remédio popular na Alemanha, o que acalma os sintomas e auxilia o corpo no processo de limpeza interna. O alho ajuda a retirar o muco, entre outros benefícios potenciais.