É verdade que bicarbonato é bom para infecção urinária?

Perguntado por: bquarteira4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

De acordo com os resultados obtidos, é possível considerar o bicarbonato de sódio, na concentração de 20%, eficaz ao combate de infecções do trato urinário causadas por Escherichia coli, visto que 90% das amostras foram sensíveis, ou seja, houve inibição do crescimento bacteriano.

Modo de preparo
Ferva a água e despeje na bacia. Adicione o bicarbonato, mexa e espere a água amornar um pouco. Quando a água estiver morna, sente na bacia de modo que o líquido cubra o seu ventre. Espere pelo menos 20 minutos.

O extrato concentrado de cranberry é um dos remédios naturais mais pesquisados para o tratamento de infecção urinária. A alta concentração de proantocianidinas no cranberry, e a D-manose, demonstraram que podem impedir que a bactéria desenvolva resistência aos antibióticos e se instale no trato urinário.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

O banho de assento para infecção urinária consiste em encher uma bacia com água morna ou fria, e nela permanecer sentado por um período de 5 a 10 minutos. Uma curiosidade: em casas e apartamentos brasileiros mais antigos, era relativamente comum encontrar os chamados bidês, geralmente ao lado do vaso sanitário.

Os sintomas de infecção urinária são:

  • Necessidade urgente e frequente de urinar;
  • Urina escassa durante a micção;
  • Odor ao urinar;
  • Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre;
  • Febre baixa e constante;
  • Presença de sangue na urina em casos graves;
  • Sensação de peso na bexiga.

A dor no canal da urina pode aparecer como um sintoma de infecção urinária ou pode sinalizar outros problemas provenientes da ardência do canal da urina. As inflamações na próstata, epidídimo, vagina e testículo, por exemplo, também podem apresentar esse desconforto como sintoma.

Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos.

O metronidazol, também conhecido pelo nome comercial Flagyl, é um antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários.

Em especial, a fenazopiridina é um analgésico de vias urinárias, ou seja, é quase como um antiinflamatório para cistite. Fica a dica, esse remédio deixa a urina laranja, então quem tomar não deve se assustar com isso.

Exame de urina. Fica pronto em um curto período de tempo e analisa a presença de bactérias, o número de leucócitos (células de defesa do organismo) e outros sinais que identifiquem uma possível infecção. É o exame mais adotado para realizar o diagnóstico da patologia; Urocultura ou cultura da urina.

Quando utilizado em doses excessivas, o bicarbonato de sódio pode provocar edemas em pacientes que tenham predisposição à retenção de líquidos. Náusea e vômitos também são sintomas comuns. Pode ocorrer também a diminuição da urina e da absorção dos anticoagulantes.

Quando não é indicado
Além disso, o uso de bicarbonato de sódio deve ser evitado por pessoas alérgicas a essa substância, mulheres grávidas e em período de amamentação e crianças com menos de 2 anos de idade, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Quais as contraindicações do Bicarbonato de Sódio? Presença de edemas, gravidez, alcalose metabólica ou respiratória (excesso de bicarbonato), perda de cloreto causada por vômito ou drenagem gastrintestinal, hipocalemia (diminuição do nível potássio no sangue).

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

“Como tratamento auxiliar, pode-se utilizar o banho de assento com bicarbonato de sódio que, por ter o pH alcalino, reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para a proliferação dos fungos, em especial da Candida”, esclarece Fabiana.

Banho de assento com vinagre
O vinagre é um grande aliado para promover o equilíbrio do pH vaginal. Ele também atua de forma parecida ao bicarbonato de sódio, deixando o local inapropriado para a proliferação de fungos e bactérias.

Para aliviar a ardência esporádica ou contínua - antes de obter um diagnóstico e posterior tratamento -, você pode recorrer ao banho de assento com camomila. A combinação da água morna ou quente com composição da planta medicinal pode fazer com que a ardência diminua.

Causas da infecção urinária
A principal via de entrada das bactérias é pela uretra, sendo as principais causas o ato sexual, a constipação intestinal e as infecções ginecológicas (corrimentos ou vulvovaginites). Raramente ocorre pela circulação sanguínea.

° Urina com cheiro forte; ° Mal-estar geral; ° Dificuldade para segurar o xixi. A candidíase surge quando existe um crescimento excessivo de fungos na região íntima e, normalmente, é acompanhada da sensação de ardência ao urinar.