É verdade que beterraba engorda?

Perguntado por: ipaz6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Para tirar logo as suas dúvidas se beterraba engorda ou não, já vamos direto ao ponto: beterraba não engorda e ainda ajuda a emagrecer! Para você ter ideia, 100g de beterraba fornecem apenas 49kcal. Além de ter poucas calorias, a beterraba também possui um índice glicêmico baixo.

Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

“Mas, no geral, o consumo ideal seria em torno de 100g da beterraba crua ao dia (o equivalente a 1 xícara de chá), o que representa em torno de 30 kcal e mais de 3g de fibra alimentar”, conta Georgia. Ultrapassar essa quantidade diariamente pode levar a alguns problemas, como urina e fezes com cor mais escura.

Além disso, as folhas e talos da beterraba são ricos em fibras, vitamina K, C e carotenoides, o que faz com que ela seja antioxidante. Já os raminhos da cenoura são ricos em fibras, ferro, zinco, magnésio, proteínas e vitaminas C e K. Consumi-los ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

A beterraba ainda contém vitaminas do complexo B, que protegem o sistema nervoso e são necessárias para prevenir a anemia. Essa hortaliça também é rica em cálcio e potássio, que são essenciais para a contração muscular, e em zinco, que estimula as defesas do organismo.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Precisando de uma ajuda extra para conseguir pegar no sono? A beterraba pode ser uma aliada nessas horas: o legume tem alto teor de magnésio e o déficit desse mineral está ligado a alguns tipos de insônia.

A beterraba pode ser consumida na forma crua ou cozida, em saladas, sucos, patês, sopas e bolos, sendo recomendado priorizar a forma crua, pois o seu principal nutriente antioxidante, a betalaína, é perdido quando cozido em temperaturas elevadas.

Como ela ajuda no processo do emagrecimento? Quando consumida, a beterraba pode contribuir para o emagrecimento. Devido à quantidade de fibras que atuam no trato gastrointestinal, ajudando na absorção e na eliminação de parte das gorduras ingeridas.

Apesar de docinha, a beterraba tem poucas calorias – 43 em uma unidade grande (100 gramas) –, além de conter uma boa quantidade de fibras, que fazem com que a liberação de energia no organismo aconteça aos poucos.

Alguns estudos notaram que a beterraba tem uma quantidade significativa de nitratos. Essa substância se transforma em óxido nítrico e aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, com a consequente melhora do fluxo de sangue e passagem de oxigênio.

A beterraba* possui ácido oxálico ou oxalato, um fator antinutricional, que reduz a biodisponibilidade de nutrientes, especialmente micronutrientes como o ferro (presente no feijão) e o cálcio.

Dica útil: colocar uma colher de açúcar no cozimento ajuda a intensificar a cor da beterraba.

Juntas, elas acumulam diversos nutrientes e vitaminas A, C, K, B8, complexo B, ácido pantatênico, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco, ferro, cobre e manganês. Por essa razão, segundo nutricionistas, comer ou tomar o suco desta dupla ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Aqui, a duplinha da fruta com o tubérculo são a síntese perfeita de saúde, pois a combinação reduz os ricos de doenças cardiovasculares, reduz o ricso de demência, combate a constipação intestinal, baixa a pressão arterial, melhora a saúde dos olhos e do tecido nervoso, auxilia no crescimento dos ossos, promove a ...

Quando somados, esses dois ingredientes fortalecem o sistema de defesa do corpo (previnem gripes e resfriados), controlam os níveis de colesterol e, quando consumidos a longo prazo, são ótimos para a saúde do coração. Uma boa dica, inclusive, é tomar um copo de suco de beterraba com laranja de manhã, ainda em jejum.

As beterrabas são compostas tanto pelas fibras solúveis quanto pelas fibras insolúveis. As fibras solúveis são conhecidas por absorver água enquanto passam pelo sistema digestivo, ajudando a diminuir a irritação do intestino e regularizando suas funções.

A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades.