É verdade que batata doce é bom para gastrite?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

De acordo com informações do Livestrong, o betacaroteno, nutriente presente na batata doce, contribui para a proteção do revestimento do esôfago e do estômago. Assim, alimentos que contenham esse composto podem ser bastante úteis no tratamento da gastrite e da esofagite.

São problemas como úlceras, gastrites e refluxos. A batata-doce, pode ser a chave para o fim da gastrite, refluxo, azia, e até mesmo úlceras! E tudo de uma maneira muito fácil! A batata-doce junto com 600 ml de água filtrada são capazes de curar estes distúrbios.

Batata: Um ótimo remédio caseiro para gastrite é tomar o suco puro da batata em jejum porque ela diminui a acidez do estômago, diminuindo a sensação de dor, queimação e a azia, sendo eficaz contra a gastrite nervosa, aguda ou crônica.

– Ganho de Massa Muscular
A batata doce neste momento, cerca de 40-60 minutos antes do treino, serve exatamente como fonte dessa energia necessária para a contração muscular. Portanto, comer batata doce antes do treino é a melhor opção para quem quer aumentar seus ganhos de massa magra.

Vale alertar que o suco não deve ser preparado com a batata doce crua. O vegetal (cru) possui substâncias tóxicas para o organismo humano, especialmente as chamadas solanina e chaconina.

Resposta. Resposta: A batata doce é boa fonte de fibras solúveis, em especial a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Com isso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, como infartos, derrames e outras complicações.

- Doces em geral: Chocolate, frutas em calda, goiabada, leite condensado, creme de leite, coberturas, bolachas e bolos recheados. Também é importante evitar alimentos muito quentes para não piorar a inflamação (gastrite é uma inflamação no estômago) e evitar mascar chicletes, pois aumentam a secreção de suco gástrico.

- Evitar o consumo de: doces concentrados como goiabada, doce de leite, chocolate e alimentos/preparações gordurosas como frituras, maionese, salgadinhos, fast foods e temperos e molhos condimentados (pimenta, mostarda, catchup, curry, alho e cebola crus).

8) Açúcar e doces, como chocolates, bolos, biscoitos recheados e sorvete devem ser evitados. O açúcar tem uma rápida digestão, podendo aumentar a fermentação intestinal e causar o desconforto gástrico.

Enquanto você promove pequenas alterações na sua rotina para eliminar o refluxo, sugiro que você aposte no chá de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia). A espinheira-santa é uma erva típica da América do Sul e fácil de ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto da gastrite são:

  1. Suco de batata. ...
  2. Chá de espinheira-santa. ...
  3. Suco de banana e pêra. ...
  4. Chá de aroeira. ...
  5. Chá de acelga. ...
  6. Chá de ervas. ...
  7. Suco de couve com mamão e melão.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

Por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, a batata-doce na dieta está associada à incidência de disturbios da tireóide, como o hipotireoidismo, gipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.

O ideal é ingerir 50 gramas por dia, o que corresponde a uma batata-doce pequena, que fornece pouco mais de 40 calorias.

Ingerir batata doce antes de dormir, ou qualquer outro carboidrato complexo, amplifica a produção do hormônio melatonina e inibi a produção do hormônio cortisol.

Esse suco pode ser consumido 1 vez ao dia e de preferência 30 minutos antes do café da manhã. É importante manter também uma alimentação saudável, preferindo alimentos de fácil digestão, como legumes, frutas e hortaliças, como cenoura, brócolis ou maçã cozidos, especialmente nas crises agudas de azia.

Por outro lado, foi possível concluir que ela ajuda no controle do colesterol e dos hormônios da fome e a evitar o acúmulo de gordura no fígado. Além disso, a água é uma fonte de outros nutrientes, como, por exemplo: Vitamina A – ajuda na queima de gordura, além de promover ação antioxidante e anti-inflamatória.

Os carboidratos ricos em antioxidantes presentes na batata doce aumentam a serotonina, uma substância química do cérebro que desencadeia o relaxamento. Desse modo, o tubérculo é o lanche ideal para quem deseja dormir bem.