É verdade que Babosa escurece o cabelo?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Outro fato propagado de maneira incompleta é a afirmação de que a babosa escurece os cabelos. O que acontece, na verdade, é que no caso de fios muito claros e porosos, ela pode manchar a princípio, mas sai após a lavagem. Inclusive, é por isso que o vegetal é contraindicada para madeixas recém-descoloridas.

Aloe vera ou babosa é popular por seu alto teor de vitaminas B, além de A, C e E. Esta combinação em seu uso tópico, fortalece o couro cabeludo, previne a queda de cabelo e fornece nutrientes que ajudam a prevenir a caspa, pontas duplas e principalmente cabelos grisalhos.

Isso é um mito! A babosa não afina os cabelos, mas ajuda sim a hidratar e repor os nutrientes dos fios. Por isso, é o tratamento ideal para todos os tipos de cabelo, principalmente os fios ressecados e danificados por causa da química.

Veja, abaixo.

  1. Misture 1 colher de sopa do gel da babosa com 2 colheres de sopa da sua máscara capilar de costume.
  2. Lave o cabelo só com shampoo.
  3. Retire o excesso de água.
  4. Aplique a mistura de máscara + babosa apenas no comprimento do cabelo.
  5. Deixe agir 20 minutos.
  6. Enxágue o cabelo e finalize com condicionador.

Para aproveitar o benefício do crescimento, é preciso saber como usar babosa no cabelo para crescer. Afinal, ela é rica em nutrientes e antifúngicos que hidratam e limpam o couro cabeludo, permitindo o seu crescimento. Para tanto, você pode passar o gel no couro cabeludo, massagear por três minutos e, depois, enxaguar.

Quantas vezes por semana posso passar babosa no cabelo? Se seus cabelos estão muito ressecados é recomendado aplicar a babosa duas vezes na semana; já para fazer a manutenção periódica apenas uma vez é suficiente. É importante pontuar que a babosa deixa os fios mais pesadinhos, por isso o uso diário é contraindicado.

Tudo isso pode ajudar a manter o cabelo forte e saudável, mas não faz milagres em relação ao crescimento. Desconfie sempre de promessas de prazos curtíssimos. Na verdade, não existe fórmula mágica para acelerar muito o processo. A média é de 1 cm por mês.

Aplique esta mistura nos cabelos secos, antes de lavar. Deixe agir por cerca de 1 hora e depois lave normalmente os fios. Se preferir, você pode passar a mistura à noite nos fios, dormir e lavar na manhã seguinte.

Como acabar com os cabelos brancos: 5 jeitos de disfarçar os fios despigmentados

  1. Coloração permanente. A coloração permanente é, sem sombra de dúvida, o método mais buscado pelas donas de cabelos brancos! ...
  2. Coloração semi-permanente.
  3. Luzes. ...
  4. Spray temporário. ...
  5. Penteados.

Como prevenir os cabelos brancos?

  1. Proteção solar nos fios? Sim! ...
  2. Invista também na hidratação dos fios. Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo e faça hidratações regulares nos cabelos. ...
  3. Cauterizações podem ser um complemento da hidratação. ...
  4. Alimentação equilibrada. ...
  5. Começando pela coloração.

Benefícios da babosa no rosto
Encaixando-se perfeitamente na sua rotina de cuidados faciais, a Aloe vera é rica em nutrientes, vitaminas e minerais saudáveis para pele, como magnésio, zinco, vitaminas B, C e E. Entre tantos benefícios, o destaque maior é para a sensação de bem-estar que a planta promove.

A babosa pode ser usada pura no cabelo e na pele. Porém, para a hidratação ser ainda mais profunda, o ideal é que você misture o gel com um creme de tratamento.

Efeitos colaterais da babosa
O uso tópico da planta pode causar alergias, irritação e edema local. Além disso informe técnico da ANVISA indica que as substâncias antraceno e antraquinona presentes na aloe vera são mutagênicas, ou seja, podem causar mutação nas células humanas.

Retire o gel de uma folha de babosa e coloque em um potinho. Adicione meio copo d'água ao pote e misture, até ficar homogênea. Com os cabelos lavados apenas com shampoo, aplique a mistura no comprimento dos fios, mecha a mecha. Coloque uma touca de banho e deixe a misturinha agir por 30 minutos no cabelo.

- Na hora de hidratar os fios, coloque uma colher (sopa) do gel da babosa misturada com uma ou duas colheres (sopa) do condicionador de preferência. Com os cabelos limpos e ainda molhados, aplique a mistura e massageie bem (exceto na raiz).

Se você quer saber como usar babosa no cabelo para hidratar os fios, aí vai uma receitinha simples e rápida que vai garantir maciez e brilho às madeixas. Retire gel de uma folha de babosa. Acrescente duas colheres de sopa de um óleo vegetal de sua preferência, como óleo de coco ou óleo de amêndoas.

Ele recomenda que, depois de colhidas, as folhas de babosa sejam lavadas e deixadas para secar na posição vertical, de um dia para o outro, justamente para "escorrer" essa substância tóxica amarela.

Além disso, a aloe vera hidrata profundamente a cútis, tem efeito cicatrizante e anti-inflamatório, ajuda na recuperação de acne, espinhas e queimaduras solares, previne rugas e manchas, auxilia na firmeza e elasticidade da pele e melhora o aspecto de dermatites. Essas são só as vantagens de usá-la no rosto.

Corte a folha da babosa e com a ajuda de uma colher raspe todo o gel que fica dentro dela. Lave o cabelo apenas com o shampoo e retire o excesso de água com a toalha, e em seguida aplique o gel da babosa puro em todo o cabelo mecha por mecha e deixe agir por 20 minutos.

Babosa e suas propriedades cutâneas: os efeitos mais importantes que a babosa provoca na pele se devem aos aminoácidos, especialmente a valina, fenilalanina, leucina e lignina. Aplique o gel de babosa nas manchas e esfregue até que a pele o absorva. Deixe atuar. Repita o processo diariamente.