É verdade que aveia solta o intestino?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Ela atua na regularização do trânsito intestinal, na redução do colesterol, no controle da pressão arterial e também auxilia na diminuição da glicose do sangue. É um superalimento para a prevenção de doenças cardiovasculares e outras possíveis complicações!

Farelo de aveia
Estimula o crescimento das bactérias boas da flora intestinal e melhora a consistência das fezes, o que facilita sua mobilidade no intestino.

Se você está com o intestino preso, consumir aveia pode ajudar no trânsito intestinal. Por possuir um teor de fibras significativo, a aveia é um alimento que ajuda na formação das fezes com consistência adequada (desde que haja um consumo equilibrado de água).

Diz a especialista que o melhor é optar pela versão cozida. " Quando cozinhados, os flocos de aveia soltam uma espécie de geleia. É uma fibra solúvel, que é muito benéfica para o microbioma intestinal".

Embora ingerir aveia em quantidades excessivas possa resultar em efeitos indesejados, o consumo moderado deste alimento não costuma trazer nenhum malefício à saúde, nem engorda, uma vez que a grande quantidade de fibras presente na aveia faz com que ela seja uma opção saudável para a dieta.

Dicas para soltar o intestino

  1. Beber água morna com limão ao acordar. ...
  2. Mastigar bem os alimentos. ...
  3. Beber chás laxantes. ...
  4. Manter uma alimentação saudável e variada. ...
  5. Fazer massagens na barriga. ...
  6. Praticar exercícios físicos regularmente. ...
  7. Estabelecer um horário. ...
  8. Consultar o gastroenterologista.

Veja abaixo alguns alimentos que contribuem para regular o intestino e cuide da sua saúde.
...
Grãos/Cereais

  • Aveia ou farelo de aveia. ...
  • Ervilha. ...
  • Feijão. ...
  • Milho. ...
  • Arroz integral. ...
  • Gérmen de trigo.

Os melhores laxantes naturais para quem sofre de obstipação

  • Aloe vera. ...
  • Sementes de chia e linhaça. ...
  • Ameixa. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Café

A aveia é uma fonte natural de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono. Se você precisa de um lanche antes de dormir, coma uma pequena tigela de mingau de aveia ou um biscoito de aveia.

A aveia é uma ótima opção tanto para o café da manhã ou lanche da tarde quanto para o almoço ou o jantar. Continue lendo e descubra por que a aveia é uma grande aliada para quem quer comer de forma nutritiva.

Além de um possível excesso calórico, aveia demais pode causar desconforto intestinal, inchaço, diarreia e até enjoo. Então coma com moderação e aproveite todos os benefícios desse cereal que é o queridinho dos brasileiros!

As fezes têm uma grande quantidade de fibras em sua composição, portanto, manter uma alimentação rica em fibras auxilia a melhorar o funcionamento intestinal e deixar as fezes mais moles. Além disso, a ingestão de água é muito importante, já que a água ajuda a amolecer as fezes.

Veja a seguir!

  1. Beba água. O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. ...
  2. Mexa-se! O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. ...
  3. Troque os refinados pelas fibras. O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. ...
  4. Evite os sucos. ...
  5. Eduque seu intestino.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

30 gramas

A porção recomendada é de 30 gramas por dia. Ou seja, três colheres de sopa de aveia já garantem os benefícios do cereal. Por conta do alto teor de fibras, lembre-se de ingerir bastante líquido, certo?

Banana com aveia é uma combinação clássica e muito nutritiva da culinária! A fruta e o cereal são ricos em nutrientes, como fibras e minerais, que auxiliam no bom funcionamento do corpo e do intestino, além de fornecerem sensação de saciedade e promoverem uma alimentação mais saudável e balanceada.