É verdade que amendoim Dá espinha?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Quem nunca ouviu dizer que o amendoim causa acnes e espinhas? Estudos recentes mostram que este alimento é, na verdade, um aliado da saúde da pele. Por serem ricos em vitamina E, os amendoins contêm alta concentração de niacina, o que ajuda a abrir os vasos sanguíneos e melhora a circulação abaixo da pele.

Pessoas com tendência à pele oleosa devem evitar comer amendoim na adolescência porque ele tende a agravar a oleosidade da pele e a acne. Além disso, em algumas pessoas o amendoim pode causar azia.

Conforme informações, a quantidade de gorduras encontrada na composição do amendoim pode resultar em um aumento na oleosidade da pele, o que pode gerar, em tese, a espinha. No entanto, o efeito observado varia de pessoa para pessoa.

Por serem ricos em vitamina E, os amendoins contêm alta concentração de niacina, o que ajuda a abrir os vasos sanguíneos e melhora a circulação abaixo da pele. Consumida na dose certa, o amendoim pode te ajudar na luta contra as incansáveis espinhas.

Alguns exemplos: brócolis, agrião, salsinha, espinafre, cenoura, abóbora e mamão. Alimentos que possuem vitaminas B6, pois ajudam a regular as taxas hormonais. Entre eles, banana, abacate, sementes, salmão e carnes vermelhas.

A lista dos alimentos que auxiliam a prevenção da acne inclui: pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja e pêssego.

São cinco dicas especiais sobre como diminuir as espinhas e controlar o surgimento da acne.

  1. 1 – Limpe a pele com frequência. Só a água não é suficiente para fazer a limpeza correta. ...
  2. 2 – Faça limpeza de pele com um profissional. ...
  3. 3 – Use protetor solar. ...
  4. 4 – Experimente uma loção adstringente. ...
  5. 5 – Aplique tônicos.

Vinagre de maçã Ótimo contra espinhas, pois mata as bactérias que podem estar causando esse problema. O vinagre de maçã também seca o excesso de óleo, o que ajuda a restaurar a textura natural da sua pele.

Quanto comer de amendoim, assim como acontece com qualquer outro alimento, depende das necessidades individuais nutricionais de cada pessoa. Mas, em geral, recomenda-se no máximo o consumo de 40 gramas diariamente.

Além do benefício de rejuvenescer e firmar a pele, a clara do ovo controla a oleosidade, hidrata a pele e retira as impurezas, evitando acne e manchas. O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, a vitamina A e E, o ácido fólico, o zinco, o magnésio, selênio e o colágeno.

Quais são as causas das espinhas? A acne pode ser causada por diversos motivos, entre eles alterações hormonais, predisposições genéticas, níveis elevados de estresse, uso de alguns medicamentos específicos, suplementos e cosméticos com formulações e texturas oleosas.

Elas são provocadas pela obstrução das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo da pele, e podem ser influenciadas por vários fatores, como excesso de oleosidade, acúmulo de bactérias, desregulação hormonal e tendência à inflamação e ao acúmulo de células e tecidos mortos (queratina).

Acne é causada por infecção ou inflamação das glândulas sebáceas na base dos pelos. Os poros da pele ficam cheios deste material, formando os chamados cravos. Estes podem romper-se, liberando o material de seu interior na pele, gerando as espinhas.

O betacaroteno encontrado em sua composição atua combatendo os processos inflamatórios. Além disso, são ricos em vitaminas A e do complexo B, fósforo, cálcio e potássio que atuam como antioxidantes do corpo. São elas: pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja, pêssego, entre outros.

Quem quiser evitar o acne deve também comer pão integral com frequência. O pão integral é rico em selênio, um mineral protetor da pele em todas as suas componentes. Pão com cereais é também altamente recomendável. Quem sofrer de acne pode também comer maçãs com abundância.

A acne é desencadeada por alterações hormonais. Chocolate, batata frita e cerveja podem não fazer bem para a saúde, mas eles não são a causa das espinhas. No entanto, produtos como leite e seus derivados e alimentos de alto índice glicêmico (como açúcar e farinha branca) podem influenciar no surgimento da acne.

Melhore o aspecto das espinhas
O gelo diminui a vermelhidão e o inchaço da espinha, ajudando também a desinflamar a acne e aliviar a dor que ela causa. Coloque um cubo de gelo dentro de uma toalha limpa e pressione pontualmente contra a espinha por 5 a 10 minutos. Pronto!

Tenha uma alimentação saudável
A dieta de quem quer ter uma pele impecável deve conter bastante verduras e legumes. Esses nutrientes, então, combatem o envelhecimento e renovam as células da epiderme. Invista também em alimentos ricos em vitaminas A, C e E, que têm ação antioxidante e bactericida.

Vinhos tintos promovem uma ação anti-inflamatória no organismo, o que confere à pele mais saúde, luminosidade e brilho. Além disso, a bebida ainda proporciona a renovação da pele.

Frutas cítricas
Limão, laranja, abacaxi, maracujá, tangerina, acerola e kiwi são alguns dos alimentos que melhoram o aspecto da sua pele. Ricas em vitamina C, uma das principais responsáveis pela produção de colágeno, essas frutas ajudam a dar um up na sustentação da sua cútis.

Frituras. Assim como o consumo de açúcar refinado, o consumo excessivo de fritura também impulsiona a produção de hormônios andrógenos, com isso, as glândulas sebáceas produzem ainda mais óleo, o que faz com que a pele fique com um aspecto oleoso.