É verdade que água sanitária tira o brilho da cerâmica?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

Ao contrário do que se imagina, pisos cerâmicos não devem ser lavados com produtos a base de abrasivos e água sanitária.

Como deixar piso brilhando com vinagre
Útil para limpar, tirar o mau cheiro e higienizar: o vinagre de álcool acaba se tornando muito completo para iniciar uma boa limpeza do piso. Essa técnica é ideal para para lustrar e deixar o piso de cerâmica brilhando, restaurando suas características.

gotinhas do bom e velho vinagre. tá vinagre além de ajudar na limpeza ele vai dar um brilho. extra.

Ao contrário do que se imagina, pisos cerâmicos não devem ser lavados com produtos a base de abrasivos e água sanitária. Esse tipo de produto prejudica o esmalte da cerâmica no longo prazo, causando manchas e porosidade com o passar dos anos. O ideal é utilizar detergente misturado a água morna para esfregar o chão.

Misturas de produtos de limpeza podem gerar gás tóxico
Podem se originar substâncias novas que podem sufocar”, alerta Fátima Nascimento. Misturar água sanitária com produtos que promovem a limpeza pesada, à base de amoníaco, resulta numa reação química violenta.

Evite: produtos ácidos, solventes, álcool, cloro, saponáceos, água sanitária e materiais abrasivos. Dia a dia: em janelas e portas de vidro translúcido ou serigrafado, use pano úmido com detergente neutro.

A solução de hipoclorito de sódio (NaClO), popularmente conhecida como água sanitária, é comumente utilizada na higienização de ambientes, pois, quando diluída em água, forma o ácido hipocloroso (HClO), eficaz contra os microorganismo patogênicos.

Na limpeza diária, você pode varrer ou aspirar, passar um pano úmido e, em seguida, utilizar um pano torcido para secar o piso a fim de evitar manchas. Utilize água com detergente (uma colher de sopa para cada cinco litros).

Tratamento artificial
Trata-se da aplicação de uma cera acrílica para dar brilho à cerâmica. São necessárias entre duas e três demãos, nesse caso a vantagem do tratamento artificial é que ele tem baixo custo, porém demanda constante manutenção. Esse produto simula o esmalte íntegro e deixa o piso com uma boa aparência.

O verniz é ideal para dar brilho e luminosidade ao piso. A cera também tem a função de dar mais brilho ao piso, sendo aplicada no final da limpeza. Por fim, temos o selador, que evita que substâncias gordurosas grudem no piso, deixando-o limpo por mais tempo.

Em um balde coloque água e detergente neutro. Com um pano limpo passe a mistura em cima do porcelanato polido. Depois com um pano seco passe novamente para secar. Você também pode passar o CIF Cremoso no ambiente e com um pano úmido retire o excesso do produto e passe um pano limpo e seco para finalizar a limpeza.

Passe saponáceo no piso
Esse é o momento de higienizar e entender como tirar esbranquiçado de cimento do piso ou como remover tinta do piso de cimento. Use o saponáceo diluído em água e aproveite para passar em todas as áreas.

Em azulejos, por exemplo, a indicação é usar uma cera para cerâmica, de preferência ceras acrílicas, que têm durabilidade maior e são um tipo de cera antiderrapante, podendo, portanto, também serem usadas em pisos de cerâmica.

O saponáceo cremoso (CIF) é um potente aliado na limpeza dos revestimentos cerâmicos. Ele consegue remover riscos e manchas superficiais. Para fazer a aplicação é fácil. O produto deve ser diluído em água (1 parte de saponáceo para 9 partes de água).

1) Cerâmica ou porcelanato
Limpar piso encardido em cerâmica ou porcelanato requer uma mistura de água, água sanitária e sabão em pó. Esta solução é válida para salas e quartos. Agora, ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas, a melhor dica é apostar em desinfetantes e desengordurantes.

Para fazer a limpeza do piso, a diluição de água sanitária deve acontecer da seguinte maneira: duas colheres de sopa de alvejante para cada litro de água. Assim, você tem a solução ideal para esse tipo de higienização. Em seguida, basta encharcar o pano na solução e passar no chão.

Para limpar os pisos e superfícies, você só precisa diluir duas colheres de sopa do produto em um litro de água. Pronto! Agora você já tem uma mistura poderosa. O próximo passo é umedecer um pano de chão na solução, colocar no rodo e passar nas áreas desejadas.

Por ter cloro na sua composição, a água sanitária desbota e mancha os tecidos coloridos, trazendo um resultado não ideal. Sendo assim, para entender como usar água sanitária em roupa colorida, você primeiro precisa saber qual resultado final você quer.

A água sanitária pode ser utilizada para obter uma limpeza bem eficiente na geladeira e outros eletrodomésticos semelhantes como a lava louças. O produto, consegue higienizar as gavetas e prateleiras, remover as manchas e eliminar o mau cheiro.

Já para a limpeza da casa e de superfícies, outro substituto para a água sanitária pode ser o vinagre branco (à base de álcool).

A principal dica para remover as sujeiras mais impregnadas é preparar uma solução de 1 litro de água, 1 copo americano (200 ml) de vinagre branco, 1 colher cheia de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de detergente neutro. Agite levemente a mistura antes de usar e, então, despeje no local encardido.