É verdade que agora tem o 4 ano do ensino médio?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

A criação do 4º ano do ensino médio também chegou a ser anunciada pelos governos do Rio Grande do Sul e do Maranhão. No RS, foi elaborado um programa de recuperação que pode ser comparado a um 4º ano, voltado para os estudantes que haviam se formado durante a pandemia (2020 e 2021).

Ele prevê aumento gradual no número de horas cursadas no ensino médio, além de reorganizar o currículo da etapa. O modelo anterior tinha, no mínimo, 800 horas-aula por ano (o equivalente a 2.400 horas-aula em três anos). No novo modelo, a carga horária deve alcançar 3.000 horas-aula ao final do ensino médio.

Outra ideia é a adoção de um “4º ano” do ensino médio, voltado para os estudantes que estão concluindo a etapa em 2021. Seria um ano letivo adicional e opcional, voltado para os estudantes que não se sentem preparados para fazer o Enem ou prestar vestibular.

Ideia de criar 4º ano do ensino médio no Brasil é retomada - 16/03/2023 - Educação - Folha.

Última etapa da educação básica brasileira, o ensino médio tem duração de três anos e seu principal objetivo é aprimorar os conhecimentos obtidos pelos estudantes no ensino fundamental I e II, além de prepará-los para o mercado de trabalho, seja para ingressar imediatamente em uma profissão (possível com a união entre ...

O novo currículo do Ensino Médio é organizado por áreas de conhecimento e não por matérias e será composta por 4 áreas de conhecimento mais 1 de formação Técnica e Profissional. Na nova estrutura, até 1.800 horas da carga horária contemplam habilidades e competências relacionadas às 04 áreas do conhecimento.

O Novo Ensino Médio será dividido em Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de caráter obrigatório, e Itinerários Formativos (Trilhas de Aprendizagem), escolhidos pelos estudantes. Apesar de a lei ter sido aprovada em 2017, a implantação do Novo Ensino Médio começou no ano letivo de 2022.

Com o novo Ensino Médio, os alunos do 1º ano terão mil horas. Dessas, 800 serão constituídas pelas disciplinas da FGB. Enquanto isso, as outras 200 serão ministradas em três novas disciplinas: Projeto de Vida, Mundo do Trabalho e Cultura Digital.

Em 2023, a implementação segue com o 1º e 2º anos e os itinerários devem começar a ser implementados na maior parte das escolas. Em 2024, o ciclo termina, com os três anos do ensino médio.

O que mudou com o novo ensino médio
Deste total, 1,8 mil horas devem ser dedicadas para formação geral, que são os conteúdos obrigatórios. As outras 1,2 mil horas são a "parte flexível". Os itinerários formativos, que são a parte flexível do currículo escolar, têm sido os principais alvos dos debates.

O modelo deixa de ter 13 disciplinas obrigatórias e passa a ser composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos itinerários formativos, dentre os quais o aluno pode optar pelo que mais se encaixa em seu projeto de vida.

nove anos de idade

O 4º ano do Ensino Fundamental I, estipulado para as crianças com nove anos de idade, tem como foco aprimorar os conhecimentos e habilidades adquiridos na área da linguagem, com ênfase na leitura e na interpretação de diferentes portadores de texto.

Isso significa que as disciplinas tradicionais continuarão no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

A Secretaria da Educação (Sedu) implantou a 4ª série do Ensino Médio regular, em caráter excepcional, exclusivamente para o ano letivo de 2021, de adesão voluntária pelo estudante. A ação visa a dar continuidade a 3ª série do Ensino Médio cursada no ano letivo de 2020, nas escolas da Rede Estadual.

Pensando em 2023
Olhando desde já para o próximo ano, as escolas devem ter planos para garantir as aprendizagens tanto dos alunos que foram aprovados com dificuldades quanto daqueles que foram retidos.

O Ministério da Educação finalizou a Portaria suspendendo o cronograma de implementação do novo Ensino Médio. A proposta de suspensão é válida para o 1° e 2° anos do Ensino Médio. Além disso, consiste, também, na dispensa da obrigatoriedade de adaptar o ENEM ao novo formato, a partir da aplicação de 2024.

No Brasil, o ensino é obrigatório dos 4 aos 17 anos. Depois disso, nem os pais nem as autoridades escolares têm qualquer recurso legal para impedi-los de sair.

O Calendário de Atividades 2023 deverá contemplar a carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, 1350 (mil trezentas e cinquenta) horas para o Ensino Médio/Ensino Médio Bilíngue diurno e 1050 (mil e cinquenta) horas para o Ensino Médio/Ensino Médio Bilíngue noturno ...

Na prática, significa que as escolas devem incluir nos currículos o ensino de habilidades e competências das disciplinas já existentes no modelo anterior: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia, Artes, Educação Física, Sociologia, Filosofia e Inglês.

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação.