É verdade que abdominal não perde barriga?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Mas não é por isso que as abdominais são dispensáveis. Elas complementam o programa de exercícios aeróbicos: um queima gordura, enquanto o outro enrijece os músculos. Para entrar em forma, é muito importante seguir um programa de treinamento sério, que tem de ser elaborado e supervisionado por um profissional.

O treino ideal para conquistar a “barriga tanquinho”, de acordo com Twin, é o seguinte: Frequência: duas vezes por semana (com espaçamento de dois ou três dias e mais ou menos oito a 12 séries totais em cada dia de treino);

Confira quais os 8 melhores exercícios para emagrecer

  1. Spinning. As aulas de spinning são feitas em cima de uma bicicleta, em diferentes intensidades. ...
  2. Musculação. ...
  3. Natação. ...
  4. Treino de Crossfit. ...
  5. Muay Thai. ...
  6. Corrida. ...
  7. Aulas de dança. ...
  8. Hidroginástica.

- do que fazer 100 abdominais básicos", explica. Além disso, apostar num número muito alto de abdominais pode sobrecarregar a coluna, principalmente os discos intervertebrais, causando dor e até hérnias a longo prazo.

Afinal, pode fazer abdominal todos os dias? Até pode, mas isso não fará com que os resultados no abdômen apareçam mais rápido. Profissionais da área e estudiosos já provaram que treinar o mesmo grupamento muscular de forma consecutiva não dá o tempo necessário para as fibras se desenvolverem.

Por exemplo, quem faz bastante abdominais até pode ganhar músculos durinhos no abdome. Só que eles ficam totalmente cobertos pelas camadas de gordura. Ou seja, a barriga continua lá: grande e sem definição alguma.

Corrida, ciclismo ou até mesmo natação de alta intensidade são excelentes para acabar com a pochete da barriguinha. 2 - Antes de tentar suar a camisa até ficar esgotada na academia, fique de olho na sua dieta e nos seus hábitos de frequência ao banheiro.

“A programação de treinos com exercícios de alta intensidade com agachamentos, levantamento terra, supino, barra fixa, corrida, bike, remo, saltos de corda, aliados com uma alimentação equilibrada e muita disciplina, vão te dar esse resultado”, explica ele.

É razoável esperar perder 1 a 2 % de gordura por mês. Então, se você é um homem com 20% de gordura e, como vimos, precisa chegar a 10-12% de gordura para ter alguma definição, então definir o abdômen pode demorar cerca de 12 meses, com dieta e treino corretos para queimar gordura.

Melhores exercícios para afinar a cintura

  • Abdominal lateral.
  • Bambolê
  • Abdominal cruzado.
  • Girar e pular.
  • Abdominal com bola.
  • Prancha com perna elevada.
  • Prancha tradicional.
  • Sentar e alongar.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

"De acordo com cientistas, é preciso realizar aproximadamente 17.500 abdominais para queimar 1 kg de gordura, o que demoraria umas 8 horas", explica Vinícius Possebon, graduado em educação física pela Universidade de Caxias do Sul (RS) e criador do programa de treino Q48Abs.

É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses. Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses. Ainda assim, não deve ser preocupante porque é suposto que aconteça.

'Pessoa que tem excesso de gordura, pode fazer um treino combinado de aeróbico, para perder gordura, e exercícios abdominais, que são importantes para estabilizar e fortalecer os músculos do abdômen e da coluna', sugere.

O que mostraram os resultados? De acordo com os resultados, para as mulheres o melhor horário para fazer exercícios com o objetivo de perder gordura abdominal foi o matutino. As participantes que treinaram entre 6h30 e 8h30 perderam mais gordura do que aquelas que treinaram à noite.