É verdade que abacate engorda?

Perguntado por: zsales . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Sim, é verdade que essa é uma fruta bastante calórica. Por isso, se você exagerar no consumo e ainda acrescentar açúcar e leite integral, você vai ter uma bomba calórica. Nesse caso, podemos dizer que o abacate engorda mesmo, mas a culpa não é dele.

Os nutricionistas apontam que não há problemas em comer abacate todos os dias, mas isso não significa que a sua ingestão deve ser feita de forma descontrolada, isto é, em exagero.

O abacate é realmente calórico: 100 g da fruta têm cerca de 180 calorias. Em comparação, a mesma quantidade de banana tem cerca de 100 calorias. Mas não se deixe impressionar pelo valor calórico da fruta: o abacate é uma fruta cheia de benefícios para a saúde e que pode até te ajudar a perder peso.

Como funciona a dieta do abacate para emagrecer
Falando nelas, a recomendação é fazer seis refeições diárias, com um lanche no meio da manhã e mais dois durante o período da tarde. Outra indicação do programa alimentar é comer diariamente três colheres de sopa de abacate puro antes de dormir.

Ele é fonte de vitaminas do complexo B, que favorecem uma boa noite de sono, e por isso tem sido associado à melhora da produção de GH (hormônio do crescimento). O abacate também possui minerais, como o magnésio, e uma substância chamada beta-sitoesterol, que ajuda a reduzir o cortisol, o hormônio do estresse.

"O abacate pode ser consumido todo dia sem problema, no máximo cem gramas por dia. É uma gordura, um lipídio e 1 grama de lipídio tem nove calorias. Quem come de maneira desenfreada, pode ter um excesso de peso", alerta Liliane. Na quantidade ideal, o abacate é indicado também para a dieta dos diabéticos.

O alto consumo de açúcar refinado, farinha branca, arroz e outros carboidratos processados têm muito mais chance de te fazer engordar do que o consumo de manteiga pura, nozes e abacates, alimentos que foram falsamente culpados por falsos especialistas em saúde.

Sim, você pode comer abacate cru. É um alimento saudável e rico em nutrientes que proporciona uma variedade de benefícios para a saúde. O abacate cru é uma boa fonte de fibra alimentar, vitamina B6, vitamina C e potássio.

"Os abacates, assim como outras frutas e vegetais, contém vitaminas A e do complexo B e alguns sais minerais como ferro, cálcio e o fósforo. Eles são ricos em vitaminas E e C, potentes antioxidantes que ajudam a promover a saúde dos dentes e das gengivas, e também protegem os tecidos do corpo de danos oxidativos.

Embora não ocorra nenhum dano imediato se você comer um abacate inteiro todos os dias, as calorias e a gordura da fruta podem ultrapassar as suas necessidades diárias. Se você estiver em uma dieta de 1.500 calorias, por exemplo, um abacate inteiro contribui com quase 20% da sua cota para o dia.

Assim como o açaí, o coco é uma das frutas mais calóricas do nosso dia a dia. Devido ao seu alto teor de gorduras, uma porção de 100 gramas tem 266 calorias, o que pode se tornar um obstáculo quando o seu objetivo é perder peso.

Um exemplo de frutas com muita caloria são as frutas em calda, que têm duas ou três vezes mais calorias que as frutas secas por conta da quantidade elevada de açúcar na composição. Por outro lado, as calorias encontradas nas secas podem ser desidratadas com a adição de açúcar, deixando a fruta com mais valor calórico.

Já alguma vez sentiu dores de barriga depois de ter comido abacate? Acontece que estes dois alimentos são ricos em gorduras saudáveis que podem intervir na digestão quando misturados com outros alimentos. Isto faz com que possa surgir um ligeiro inchaço, desconforto e até algumas dores – no caso de comer abacate.

Alguns nutricionistas defendem que é melhor comer o abacate à noite, para se obter mais benefícios.

A combinação de abacate com ovo é uma delícia e tem muitos nutrientes. Ambos têm luteína, um carotenoide antioxidante que integra a estrutura de olhos, tecidos e cérebro. Além disso, enquanto o abacate fornece gorduras boas para a saúde do cérebro e do coração, os ovos são fontes importantes de proteína.

O abacate cortado ainda ganha um pouco de açúcar, para ficar mais gostoso. Quem come comida de verdade pode adoçar o abacate! É receita pá-pum para o lanchinho da tarde reforçado.

Saciantes, reconfortantes, ricas em proteína e hidratos de carbono complexos, fazem um pequeno-almoço ou lanche maravilhoso. É por isso que não nos cansamos delas e andamos sempre em busca de variações. A receita de hoje junta dois superalimentos para quem quer perder peso e se dedica ao treino.

Em suma. A água não tem calorias e não faz engordar durante as refeições. O mais provável é obrigar o corpo a gastar mais energia. O ideal para perder peso é substituir as bebidas açucaradas por água.