É verdade que a urina de quem tem diabetes e doce?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Um cheiro adocicado na urina muitas vezes funciona como pista importante no diagnóstico de diabetes. Para quem já tem diagnóstico desta doença, o cheiro doce pode indicar que o nível de açúcar no sangue não está sob controle, como deveria.

Pessoas diabéticas sabem bem o que é glicosúria: o termo diz respeito à presença de glicose na urina. A condição é comum nesses pacientes justamente porque o controle da glicose. Ou seja, do açúcar, no corpo, está comprometido por conta das alterações na insulina.

Entre as principais causas fisiológicas da presença de glicose na urina podemos observar quando há grande ingestão de carboidratos com ultrapassagem do limiar renal, em crianças com idade inferior a 1 ano, devido à imaturidade renal , e em gestantes saudáveis.

A diabetes grave pode causar uma alteração no cheiro da sua urina, deixando um odor forte e doce. O odor característico ocorre devido à presença de açúcar e cetonas na urina xixi. Ambas as substâncias normalmente não são encontradas na urina.

Os sintomas mais recorres do diabetes são:

  • cansaço e falta de energia;
  • fome frequente;
  • perda de peso;
  • visão embaçada;
  • infecções frequentes;
  • dificuldade de cicatrização;
  • mau hálito;
  • vontade de urinar com frequência.

Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

Os sintomas comuns de glicose alta (diabetes) tipo 1 e 2 são perda de peso, visão turva, cansaço, náuseas e vômitos. Para evitar a glicose alta e manter-se equilibrado e saudável, nosso organismo depende de algumas substâncias que devem estar presentes em níveis adequados.

Urinar várias vezes ao dia e/ou à noite, ter alguém na família com o problema, estar acima do peso e ter vida sedentária já são indícios para se pesquisar o diabetes.

Se uma pessoa tem danos nos rins ou doença, as proteínas podem vazar dos rins para a urina. O resultado é conhecido como proteinúria, que significa “proteína na urina”. Proteínas extras reduzem a tensão superficial da urina, causando espuma. Isso é semelhante ao efeito que o sabão tem na água.

Conforme a especialista explica, a formiga no xixi do cachorro pode, sim, ser um sinal de diabetes canina por causa da quantidade de açúcar encontrada no líquido. “Isso acontece devido a presença de glicose na urina (glicosúria), que não é uma situação normal.

Depois da chegada da dapagliflozina, comercializado com o nome Forxiga, agora é a vez da empagliflozina. A nova substância impede a reabsorção da glicose filtrada pelos rins, eliminando o excesso de açúcar pela urina.

Beba bastante água. Beber água ativa os rins, que eliminam o excesso de açúcar do sangue na urina. Alguns estudos já mostram que quem bebe mais água tem menor risco de desenvolver hiperglicemia (alto nível de glicose no sangue).

A urina é a prova de que nossos rins estão funcionando corretamente, é resultado do trabalho de purificação do sangue. Ela possui várias características como, por exemplo, sabor salgado e cor amarela.

Segundo a profissional, sim, a chance de se desenvolver mau hálito pode se tornar maior quando a pessoa tem diabetes. Ela explica que isso acontece pela possibilidade de produção de corpos cetônicos liberados em níveis altos de glicose e pela falta de insulina.