É verdade que a ponte Rio-niterói flutua?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Até o início dos anos 2000, era comum que a ponte fosse interditada em dias de ventos fortes, que provocavam oscilações de mais de um metro para cima e para baixo. Porém, com a instalação do sistema de Atenuadores Dinâmicos Sincronizados (ADS), isso deixou de ser problema.

Centro de Operações Rio
ACIDENTE NA PONTE RIO-NITERÓI, SENTIDO RIO (6h10) - A Ecoponte informa que houve um acidente entre ônibus e carro na Ponte Rio-Niterói, na descida do Vão Central, sentido Rio de Janeiro. O trânsito apresenta lentidão desde os acessos.

Sim, é possível !

Elas têm a função de atenuar as oscilações e serão instaladas nas vigas gêmeas da ponte, estarão presas a seis molas em espiral, com capacidade para se alongar até 3,5 metros. Quando a ponte se desloca, movimenta uma massa de peso equivalente a 6.000 toneladas. O atenuador consegue mobilizar 1% desse peso.

Niterói, segue estimado em 71 minutos.

Rio de Janeiro

A Ponte Presidente Costa e Silva, mais popularmente conhecida como Ponte Rio–Niterói, é a maior ponte brasileira. Com 13 290 metros de extensão, a ponte atravessa a baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, e liga a cidade do Rio de Janeiro a Niterói.

Hoje, a via tem quatro faixas apenas entre o vão central e a praça de pedágio.

13,29 km

A Ponte Rio-Niterói atravessa a Baía de Guanabara ligando as cidades de Niterói e Rio de Janeiro, com um comprimento total de 13,29 km. Depois de ultrapassada a ponte, é possível percorrer 4.577 km de BR-101, desde Touros, no Rio Grande do Norte, até Rio Grande, no Rio Grande do Sul, sem interrupções.

O processo de fundação da ponte começou nas ilhas flutuantes, ao fincar-se uma camisa metálica no fundo do mar. Um tubo de ar comprimido retirava a água do interior da camisa. Então, um tubo metálico era introduzido dentro da camisa, junto com uma armação de ferro. Posteriormente, o tubo era preenchido de concreto.

Os especialistas dizem que é raro resistir a uma queda como essa, a cerca de 20 metros de altura.

É proibido atravessar a ponte a pé, apenas se pode atravessar de carro, ônibus ou moto! há mais de um ano. So de carro ou onibus. E proibida a travessia de pedestres pois todo o espaço da ponte e utilizado para as pistas de rolamento para carros.

Desta forma, de modo a preservar a segurança rodoviária e a integridade física da Ponte Rio-Niterói, é definido como Limite Máximo de Carga nesta rodovia, o PBT (Peso Total Bruto) de 100 toneladas.

O doutor em engenharia mecânica e professor da UFSC Lauro Cesar Nicolazzi também afirma que o deslocamento está dentro da normalidade e que a ponte é segura para quem passar por ela. "O vento induz o carregamento da estrutura. Toda estrutura é elástica, qualquer estrutura balança com a ação do vento.

Presidente Costa e Silva

A Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio–Niterói, completa hoje 42 anos. A ideia da construção da ponte remonta a meados do século XIX mas, apenas em 4 de dezembro de 1968 o projeto começou a sair do papel.