É verdade que a mortadela é feita de bezerro novo?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

A crença popular de que cavalo velho vai para a fábrica de mortadela é pura lenda. No Brasil, a mortadela tradicional é um embutido feito à base de carnes suína e bovina. Sempre que carnes diferentes – como peru ou frango – entram na receita, a lei exige menção na embalagem.

A Mortadela tem mais de 2 mil anos de idade
Boatos dão conta de que a mortadela é feita de carne de cavalo, e de restos de animais que não são aproveitados pelos frigoríficos. Na verdade, o embutido é fabricado com carne (magra) de porco com sobras cruas de presunto e de copa.

A mortadela tradicional, que é chamada de bolonha, é feita apenas de carne bovina, suína e temperos – nada mais. A proporção das carnes é de 70% bovina e 30% suína. Os cortes já chegam embalados e apenas os melhores são usados na fabricação da mortadela.

A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango. Só que nada de carne de primeira - o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos.

Feita a partir da emulsão das carnes de uma ou duas espécies de animais de corte, a salsicha pode ou não conter a carne mecanicamente separada (CMS), um subproduto desses animais, que nada mais é que uma mistura feita à base de cartilagens e outras partes dos animais (carcaças de aves, bovinos e suínos).

De acordo com o jornalista Marcelo Duarte, no livro O Guia dos Curiosos, mesmo com o consumo muito pequeno, o Brasil é um dos maiores exportadores de carne de cavalo do mundo. Entre as iguarias feitas com ela estão almôndegas, salame, mortadela, salsicha, sashimi (carne crua) e carne defumada.

A variedade prebiótica de mortadela criada na Unicamp contém 6,58% de fibras e teor reduzido de gordura. A receita inclui a fibra inulina, capaz de reduzir o colesterol.

Ceratti

Ceratti é eleita melhor mortadela pela terceira vez consecutiva.

A mortadela tem duas cores, uma parte rosa claro, que é a carne (paleta moída) e os cubos brancos, que são a gordura da golla (papada).

A parte rosa do embutido é a própria carne moída, enquanto que os cubos brancos representam a gordura extraída do porco.

Sim. A salsicha pode ter mistura de carne de suínos, bovinos e aves, além de carne mecanicamente separada e de miúdos comestíveis --como estômago, coração, língua, rins, miolos, fígado, tendões, pele e gorduras.

Carne mecanicamente separada de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne suína, água, gordura suína, proteína de soja, miúdos suínos (pode conter fígado, língua, rim e/ou coração), sal, amido, açúcar, alho, cebola, pimenta branca, pimenta calabresa, noz-moscada, regulador de acidez: lactato de sódio e citrato de ...

A linguiça calabresa é o produto obtido exclusivamente de carne suína, curado, adicionado de ingredientes, devendo ter o sabor picante característico da pimenta calabresa, submetida ou não ao processo de estufagem ou similar para desidratação e/ou cozimento, sendo o processo de defumação opcional.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil exportou 2,3 toneladas de carne de equinos — cavalo, jumento e mula no ano passado —, 13% a mais do que em 2011. Essa carne é consumida na Bélgica, Holanda, Itália, Japão e Estados Unidos.

Segundo a antropologia, por uma questão eminentemente cultural: os ocidentais não comem as carnes daqueles animais aos quais dá nome e trata como se fossem da família. Por isso, não se come carne de cavalo, cachorro ou gato. De certa forma, cavalo é um animal de estimação.