É verdade que a menstruação sobe para cabeça?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Menstruação não é doença. É uma fase do ciclo de vida feminino. Mulher menstruada pode tomar sorvete, lavar a cabeça, olhar-se no espelho, andar descalça e outras histórias do gênero. Nada disso aumenta cólicas, nem faz o sangue "subir para a cabeça".

Lavar o cabelo durante a menstruação: o mito
O mito de que não se deve lavar o cabelo durante a menstruação é bastante antigo, e perpetuado principalmente pela falta de conhecimento. Mas é preciso deixar claro que a pele da cabeça e a pele de todo o corpo são realmente à prova d'água. Então não vai absorver essa água.

Cefaléia menstrual foi conceituada, em nosso estudo, como aquela cefaléia compreendida entre dois dias antes do primeiro dia da menstruação e o último dia da mesma. As variáveis avaliadas foram: intensidade, características e localização da dor e dos sintomas associados.

4) Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada

  • Nadar.
  • Usar calça jeans.
  • Fazer exercício físico.
  • Fazer sexo.
  • Tomar banho de chuveiro e de banheira.
  • Lavar o cabelo.
  • Cozinhar.

Além disso, não é indicado fazer posturas invertidas durante a menstruação, pois as inversões puxam o útero em direção à cabeça, fazendo com que haja a distensão dos ligamentos, além de obstruir o fluxo que deveria sair.

Embora possam parecer alarmantes, pequenos coágulos menstruais são normais e geralmente acontecem no período de fluxo menstrual mais intenso. Eles geralmente surgem quando os anticoagulantes não têm tempo suficiente para agir sobre esses pedacinhos de sangue com o objetivo de tornarem o sangue mais líquido.

Na Tensão Pré-Menstrual as mulheres enfrentam muitas alterações hormonais no organismo que causam uma série de sintomas adversos, entre eles a tontura. A tontura na TPM acontece porque há uma retenção de endolinfa, líquido que fica dentro do ouvido.

Menstruação retrógrada é um mecanismo de refluxo do sangue menstrual. Isso significa que em vez que o sangue uterino escoar totalmente pelo canal vaginal, parte dele reflui pelas tubas uterinas e se espalha pela cavidade pélvica.

Também não se deve pisar terra de cemitério durante a menstruação, sob risco de ficarmos possuídas pelas almas penadas que por lá habituam.

A responsável parece ser a prostaglandina, uma hormona que é libertada durante o período menstrual. Esta hormona induz o aumento da contração dos músculos do intestino, o que pode causar diarreia e dores abdominais durante o período menstrual.

Mulher menstruada pode tomar sorvete, lavar a cabeça, olhar-se no espelho, andar descalça e outras histórias do gênero. Nada disso aumenta cólicas, nem faz o sangue "subir para a cabeça". Não existe associação entre menstruação e derrame.

No geral, os mais utilizados e com comprovação científica de eficácia são o Rizatriptano, Naratriptano e Sumatriptano.

Triptanos: Essa medicação também pode ser tomada para prevenir que futuras enxaquecas aconteçam. Em uma pesquisa, constatou-se que tomar triptanos por alguns dias antes do início da menstruação ajudou a reduzir tanto a gravidade quanto a frequência das enxaquecas menstruais (16).

5 dicas para evitar a enxaqueca menstrual

  1. 2.1 Converse com seu médico.
  2. 2.2 Mude a dieta.
  3. 2.3 Tome suplementos.
  4. 2.4 Procure aliviar o estresse.
  5. 2.5 Mantenha-se hidratada.

Resumindo: ficar sem menstruar por opção não traz riscos para a saúde da mulher e nem dificuldades para engravidar no futuro, desde que ela esteja liberada pelo médico para usar um método que faça este efeito!

Pode comer ovo menstruada? Sim, pode comer ovo menstruada! Ao longo do tempo, instaurou-se a crença de que o ovo poderia deixar a menstruação com mau cheiro. Essa ideia não tem nada a ver, afinal, o sangue menstrual não possui cheiro fétido, apenas um odor natural de ferro.

Uma vez por mês ela chega para limpar tudo, liberando as bactérias do sistema reprodutivo, permitindo que o seu corpo libere o excesso de ferro e diminuindo o risco de Alzheimer, doenças cardiovasculares e derrames. Depois dessa dá até para ficar mais amiga da nossa companheira vermelhinha não é?