É verdade que a massa do próton é igual a do elétron?

Perguntado por: abaptista5 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O próton apresenta massa aproximadamente 1836 vezes maior que a do elétron. Os prótons, que possuem carga elétrica positiva igual a 1,6 x 10-19 C, juntamente com os nêutrons, que são eletricamente neutros, estão localizados no núcleo do átomo.

Atribui-se à massa real de um próton o valor aproximado de 1.007276 u e massa relativa igual a 1. Já o valor da carga elétrica real do próton é de 1,6 • 10-19 coulombs, aproximado para +1. A massa dos prótons é constituída de energia cinética dos quarks e dos campos de partículas de trocas.

A massa do elétron, ou eletrão (em português europeu), é irrelevante; tem cerca de 1/1836,15267377 da massa do próton ou do nêutron, o mesmo que 10-30 kg.

Há dois tipos de carga elétrica (positiva e negativa), os prótons possuem carga elétrica positiva e os elétrons possuem carga elétrica negativa.

A maior parte da massa do átomo concentra-se no núcleo, uma pequena e densa região. O seu maior volume encontra-se na eletrosfera, local de espaços vazios, pois os elétrons orbitam ao redor do núcleo.

Essas partículas receberam o nome de prótons (p). O próton apresenta massa aproximadamente 1836 vezes maior que a do elétron. Os prótons, que possuem carga elétrica positiva igual a 1,6 x 10-19 C, juntamente com os nêutrons, que são eletricamente neutros, estão localizados no núcleo do átomo.

Prótons e elétrons apresentam uma propriedade chamada carga elétrica, considerada positiva para os prótons e negativa para os elétrons. Devido a esta carga elétrica, prótons se repelem, elétrons se repelem, mas elétrons e prótons se atraem. A carga elétrica dos nêutrons é nula.

Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Já nos íons a uma preponderância de um deles: se o número de prótons é maior que o de elétrons, o íon é positivo; caso contrário, é negativo.

Mais especificamente, os elétrons estão presentes na região da eletrosfera do átomo, uma região periférica ao redor do núcleo atômico. Possuem uma massa de aproximadamente 9 x 10-31 kg, cujo valor é cerca de 1836 vezes menor que a massa do próton, e uma carga de -1,60 x 10-19 C.

Como os átomos são eletricamente neutros, a quantidade de prótons e de elétrons é igual. Dessa forma, conhecendo o número atômico de um elemento é possível determinar a quantidade de elétrons existentes na eletrosfera daquele átomo.

Sua carga elétrica é da mesma intensidade da carga elétrica dos prótons, partículas positivas que estão presentes no núcleo atômico. Entretanto, a massa do próton é cerca de 1836 vezes maior que a massa do elétron.

As massas dos prótons e dos nêutrons são praticamente iguais. Pode-se notar que a massa do elétron é cerca de 1836 vezes menor que a massa do próton. Os nêutrons são eletricamente neutros. Os prótons e elétrons têm cargas opostas e de mesma intensidade.

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.

São necessários 1836 elétrons para chegar à massa de um próton ou de um nêutron, que são as partículas que compõem o núcleo atômico. Sua carga relativa é de -1 e, em coulomb, é de -1,602.

Prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de sinais opostos. Entre as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo. Entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo.

Portanto, 1 Ampère equivale ao fluxo de 6,242 x 1018 elétrons em um segundo passando por uma seção de um condutor.

Um corpo estará positivamente eletrizado quando perder elétrons e o número de prótons se tornará maior. Ao receber elétrons um corpo estará eletrizado negativamente.

Com isso, podemos concluir que o núcleo atômico, além de ser minúsculo, comporta a maior parte da massa do átomo.