É verdade que a injeção de 3 meses engorda?

Perguntado por: lbelchior . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

No caso da injeção anticoncepcional, que se toma a cada 3 meses, o aumento de peso em função da retenção hídrica pode ser maior, levando ao inchaço, sensibilidade mamária e sangramentos irregulares. Nesse caso, a mulher deve realizar atividades físicas mais intensas para evitar a sensação de inchaço.

A injeção trimestral contém apenas progestogênio cuja composição age impedindo a ovulação, dificultando a passagem de espermatozoides, já que aumenta a viscosidade do muco cervical (uma secreção natural produzida pelo colo do útero que pode ser expelida pela vagina).

Os benefícios da injeção contraceptiva trimestral são

  • Dose única a cada 90 dias;
  • Pode ser tomada por mulheres em fase de amamentação;
  • Não aumenta o risco de episódios tromboembólicos;
  • Tem alta eficácia;
  • Tem valor acessível.

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

Ginecologista, Obstetra
Marisa a injeção trimestral pode cursar com Sangramento irregular por um período que varia de paciente para paciente. Se foi avaliada e exames normais conduta espectante.

Contraceptivo injetável
Pode demorar uma média de 5 a 9 meses para engravidar, uma vez que você pula uma injeção para tentar engravidar. Portanto, se você costuma tomar uma injeção a cada 3 meses, levaria cerca de 8 a 12 meses após a sua última injeção para engravidar (4,10).

3. Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

Quanto tempo após a interrupção do uso de medroxiprogesterona pode ocorrer o retorno da menstruação e da fertilidade? Após a interrupção do uso da medroxiprogesterona de depósito, a paciente pode ficar em amenorreia por até 1 ano (média de 7 meses).

Depo® Provera® (Wyeth)*: R$ 38,69 (com seringa)

Injetável trimestral: composto por Acetato de Medroxiprogesterona 150mg de depósito para uso intramuscular, preferencialmente na nádega, e deve ser aplicado a cada três meses. Injetável mensal: deve ser administrado a cada 30 dias, via intramuscular, preferencialmente na nádega.

A injeção pede cerca de 3 meses para ser eliminada, mas veja, também não é uma regra!

Depo Provera 150mg (acetato de medroxiprogesterona) suspensão injetável é indicado como contraceptivo (supressão da ovulação - processo em que o óvulo segue do ovário para o útero, onde pode ser fecundado – prevenindo a gravidez).

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Anticoncepcional não emagrece. Não existe nenhuma evidência científica que seu uso possa contribuir para a perda de peso.”, afirma Cintia Cercato, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

Como o anticoncepcional é feito à base de hormônio ele pode reter líquidos na mulher. Por este motivo algumas mulheres sentem-se mais inchadas, mas não há aumento de gordura. Alimentação adequada e exercícios físicos ajudam a manter o peso e não tem essa sensação de inchaço.