E verdade que a couve tem mais ferro que a carne?

Perguntado por: mibrahim . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Se formos contar por caloria, a couve tem mais ferro que carne. O ferro é essencial para a boa saúde, especialmente para as mulheres, pois ajuda na formação de hemoglobina e enzimas, transporta oxigênio para várias partes do corpo, auxilia no crescimento celular, na função hepática adequada e muito mais.

Os feijões, nos seus mais variados tipos, ocupam o topo da lista dos vegetais fonte de ferro. A maioria dos feijões contém aproximadamente 5mg de ferro a cada 100g.

Hortaliças como agrião, brócolis, couve, espinafre e rúcula também fazem parte do grupo de alimentos ricos em ferro. De forma geral, folhas escuras contêm importantes nutrientes ao organismo.

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

Fruta. Abacate, ananás, alperce, manga, ameixa, amora, banana, figo, cereja, kiwi, laranja, limão, tangerina, maçã, morango, pêra, pêssego, uvas. A lista de frutos que são alimentos ricos em ferro é vasta. Para mais, grande parte deles também fornece ao organismo várias vitaminas, como a C.

Ferro e vitamina C: combinação poderosa
Algumas combinações tradicionais da culinária brasileira, muito presentes no nosso dia a dia, podem favorecer a absorção de ferro devido à combinação com vitamina C. Um exemplo é uma refeição com feijão e couve, por exemplo.

1 – Agrião: Considerado o vegetal com maior densidade de nutrientes, de acordo com especialistas em dieta da Universidade de William Paterson, New Jersey, EUA, o agrião possui ótimas quantidades de ferro em suas folhas, cerca de 0,2 mg (em 100 g).

O suco de couve para prevenção da anemia é um excelente remédio caseiro, uma vez que esse vegetal é rico em ferro e em clorofila, ajudando a aumentar o oxigênio e o número de células vermelhas no sangue, que é uma das causas mais comuns de anemia.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro. Por outro lado, o sumo de citrinos ou alimentos ricos em vitamina C (cenouras, couve-flor ou repolho) melhoram a sua absorção.

As folhas verde-escuro são excelentes fontes de vitamina A, C e minerais como o ferro, potássio e manganês. Pode ser usada para combater a anemia ferropriva.

Cereais. Os cereais como aveia, quinoa, milho, amaranto, arroz, centeio e trigo são alimentos que substituem a carne de forma eficiente. São boas fontes de proteína e de vitaminas do complexo B, além de ferro e fibras.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Frutas como limão, tangerina, laranja, morango, abacaxi, caju, acerola e maracujá são ricas em vitamina C, o que ajuda a aumentar a absorção de ferro nos alimentos.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis também são ótimas fontes de ferro: 100 g contêm cerca de 3,6 mg de ferro. Folhas verde-escuras são fontes de fibras, vitaminas e minerais, o que ajuda a fortalecer o organismo e, ainda, reduz as chances de ele contrair alguma doença.

Frutas com vitamina C, como laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão, são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos, por isso, recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C.

Alguns alimentos, como as variedades de feijão e o grão-de-bico, contêm grande concentração de fitatos e taninos. Esses compostos atrapalham a absorção do ferro pelo organismo. Ao deixar os grãos de molho por oito a doze horas, você reduz a quantidade dessas substâncias nos alimentos.

Como aumentar a ferritina
Carnes: carne vermelha, frango, peixes e carne de porco são boas fontes de ferro. Além disso, a carne vermelha também fornece Vitamina B12 que é fundamental para a produção de células e trabalha em parceria com o ferro.