É verdade que a Coca-Cola criou o Papai Noel?

Perguntado por: lmarques . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Em 1931, a empresa começou a colocar anúncios da Coca-Cola em revistas populares. Archie Lee, o executivo da agência de publicidade Darcy, que trabalhava com a The Coca-Cola Company, queria que a campanha mostrasse um Noel saudável, tanto realista como simbólico.

Já a imagem que conhecemos do Papai Noel tem uma origem muito mais comercial. A figura de um velhinho com roupa vermelha e branca foi criada e difundida pela publicidade da Coca-Cola no século XIX.

No fim do século 19, o Noel foi representado em forma de desenho, com uma roupa tradicional de inverno marrom ou verde-escura. A vestimenta mudou quando o cartunista alemão Thomas Nast foi deixando as roupas com as cores vermelha e branca, e ganhou ainda mais força quando apareceu na revista Harper's Weekly, em 1886.

A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton, em maio de 1886, em Atlanta, nos Estados Unidos. Originalmente, a receita deveria servir como um remédio para o estômago, um mal estar comum entre os estadunidenses da época.

Origem do Natal
O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado. A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início.

O Papai Noel é uma das figuras lendárias mais emblemáticas do Natal. A sua origem está intimamente relacionada com a figura de São Nicolau de Mira, um bispo nascido na Turquia em 280 d.C. que ajudava as pessoas carentes. São Nicolau deixava moedas perto das chaminés dos menos favorecidos durante a noite.

As roupas invernais do Papai Noel eram verde e/ou marrom até o final do século XIX, mas em 1886 o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. As roupas ainda seguiam o estilo de inverno, mas agora com a cor vermelha como principal, detalhes em branco e um cinto preto.

Asa Griggs Candler

Asa Griggs Candler foi um magnata dos negócios que fez a maior parte de sua fortuna comprando a fórmula da Coca-Cola. Ele também serviu como prefeito da cidade de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos de 1916 a 1919.

A resposta não podia ser outra: azul é a nossa cor, a cor da marca Havan! Comenta aí o que você achou da roupa do nosso Papai Noel!

Significado da cor vermelha: é a cor do sangue de Jesus, representando também, segundo a religião, fogo e caridade. Entre as cores do Natal, o vermelho é a cor mais quente e estimulante, sendo um símbolo do encontro e da aproximação entre as pessoas e aludindo aos sentimentos mais nobres do coração.

A doce Mamãe Noel, os divertidos Duendes (anões),a Fada, o Anjo do Natal… todos eles vão auxiliar o Bom Velhinho com os presentes, participar das fotos e interagir com as crianças e os adultos.

A Coca Cola se tornou uma das bebidas mais conhecidas e consumidas do mundo e a cor vermelha em sua marca foi muito bem pensada antes de ser estampada nos rótulos. O Vermelho representa emoção, paixão, prazer, energia, ação, é uma cor vibrante que, além disso está ligada ao apetite e ótima para cativar os clientes.

Ele disse que, após a ingestão do “produto tóxico”, sofreu lesões “físicas e psíquicas”, como problemas na fala e em seus movimentos, os quais teriam reduzido sua capacidade de trabalhar como sacoleiro e relojoeiro. Por isso cobrava indenização por danos morais e materiais (lucros cessantes).

Bem, o vermelho foi uma criação publicitária da Coca-Cola. O velhinho rechonchudo, de barba branca e traje de inverno vermelho apareceu pela primeira vez na revista norte-americana Harpers Weekly, no ano de 1881.

O seu nome foi feito a partir de dois dos seus ingredientes, a COCA (sim, da cocaína, que ela continha em pequena quantidade no início, no séc. 19 – parou de conter há muito tempo) e da COLA, que era retirada da NOZ DE COLA, uma árvore africana da família das esterculiáceas.

No dia 8 de maio de 1886, o farmacêutico americano John Pemberton preparou um xarope de extrato e folhas de coca, cafeína e água. O que era para ser remédio, virou a bebida mais popular do mundo.

Coca-Cola Brasil produz bebidas rigorosamente dentro das normas e observando as regras sobre quantidades e ingredientes recomendadas. O elevado padrão de qualidade e segurança dos nossos produtos permanece sendo nossa mais alta prioridade."

O Dia de Natal é celebrado em 25 de dezembro. Acredita-se que é assim desde o século IV d.C., quando, supõe-se, a data foi determinada pelo papa Júlio I.