É verdade que a cerveja engorda?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Esse é o mito mais famoso que existe sobre a cerveja, mas a ciência já comprovou que, se consumida com moderação, a cerveja não é responsável pelo aumento de peso nem de gordura abdominal.

Ou seja, uma cerveja puro malte pode conter um teor alcoólico maior e acabar sendo mais calórica do que uma cerveja de milho, por exemplo.

A verdade é que não existe estudo científico que comprove a relação entre o consumo da bebida e o aumento do acúmulo de gordura abdominal. O que já se sabe é que o excesso de calorias gera o crescimento de gordura corporal.

7 truques para secar a barriga

  1. Opte por pequenas refeições. Ivie revela que comer de 5 a 6 refeições menores por dia (não muito calóricas) ajuda a acelerar o metabolismo. ...
  2. Elimine gorduras e doces. ...
  3. Beba bastante água. ...
  4. Foque nas fibras. ...
  5. Use a abuse das proteínas. ...
  6. Leve de marmita. ...
  7. Limão em jejum.

Os açúcares tornam-se leveduras que se transformam em álcool. Então quem bebe cerveja todos os dias é alcoólatra e os efeitos do álcool afetam a saúde, pois o abuso de bebidas alcoólicas aumenta a mortalidade, podem causar doenças no fígado, câncer e doenças cardiovasculares.

Cerveja x pão
No que diz respeito às calorias, esses dois têm uma quantidade bem similar (por volta de 150 calorias em uma lata de cerveja ou em um pão francês). Mais uma vez, o que conta é a quantidade consumida.

É que as bebidas alcoólicas causam um efeito inflamatório no nosso organismo. Na prática, quando bebemos, nosso corpo passa por um processo inflamatório interno e na pele, que é vista como um “espelho” do nosso organismo. É por isso que temos a sensação de que o drink e a cerveja incha o rosto.

Você emagrece
Na verdade, algo em torno de 2 a 4 quilos. Isso pode ser o estimulo que você precisava para ganhar mais autoestima, ganhar mais energia e diminuir os riscos de desenvolver doenças crônicas como pressão alta.

Em sua produção, as cervejas puro malte não utilizam os derivados do trigo, logo, não possuem os carboidratos derivados desse ingrediente. Também apresentam uma quantidade menor de glúten. Assim, a cerveja puro malte é uma boa opção para quem não quer engordar.

Tomar uma cerveja do tipo lager por dia faz bem para a saúde. De acordo com um estudo publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, o hábito aumenta o número de bactérias boas no intestino, o que poderia reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que homens devam consumir, no máximo, 700 mililitros de cerveja por dia, o que equivale a duas latinhas de cerveja. Já as mulheres, o recomendado são 350 mililitros de cerveja por dia, o equivalente a uma latinha por dia.

Cerveja engorda mais que refrigerante? Não! Se consumida com moderação, a cerveja é muito mais saudável que o refrigerante. O refrigerante é uma bebida altamente calórica, possuindo o equivalente a 140 calorias e cerca de 37 gramas de carboidratos em uma latinha de 350 ml.

"Alimentos formadores de gases (como feijão, frituras, pães, enlatados), gordurosos e com excesso de sal podem aumentar o volume da barriga”, diz a nutricionista funcional Elaine de Pádua, diretora da clínica DNA Nutri, de São Paulo.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;