É verdade que a cera deixa a pele flácida?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Afinal, depilação com cera deixa a pele flácida? Mito. A cera não é capaz de causar flacidez em nenhuma região do corpo. Isso porque a causa da pele flácida é o enfraquecimento das fibras de colágeno que acontece em decorrência do envelhecimento.

A pele fica mais sensível de 3 a 7 dias após o processo”, complementa a médica. O uso de cremes depilatórios também requer atenção: é necessário fazer um teste 24 horas para saber se haverá reação na pele. Vale lembrar ainda que a cera quente sensibiliza o órgão por causa do calor, deixando-o vermelha e irritada.

A depilação a cera tira o pelo através da raiz
A cera, ao grudar nos pelos, faz a retirada do fio pela sua raiz. Ao atingir a raiz, a enfraquece e proporciona o prolongamento do processo de crescimento, que pode chegar a durar até 25 dias. Isso diminui a necessidade de depilar em curto espaço de tempo.

A Dra. Christiane também explicou que esse efeito pode estar relacionado à exposição solar em áreas sensibilizadas, pois o processo de retirada de pelos remove também a proteção natural da pele.

Qualquer pessoa que tenha uma pele mais sensível ou alérgica ao produto utilizado pode causar manchas pelo corpo. Marcas escuras também podem surgir pelo corpo caso a cera seja aplicada sobre alguma lesão ou ferida.

Se você está em busca de um método de depilação mais duradouro, a cera pode ser a melhor opção. Com ela, os pelos são removidos diretamente pela raiz e demoram cerca de 30 dias para voltar a crescer. Além disso, a depilação com cera evita manchas na pele, alergias e foliculite, o que pode acontecer com o uso da lâmina.

Retira células mortas da pele
Falando sobre a saúde e dos cuidados da pele, a depilação com cera ainda proporciona a retirada de células mortas. Por ser uma depilação mais profunda, ela retira junto com os pelos, células mortas que ainda ficaram sobre a pele.

A depilação com cera diminui erupções cutâneas causadas por foliculite. A erupção na pele é uma inflamação da pele causada por irritação. Se você tem tendência a erupções na pele, um dos principais benefícios da cera quente é que ela causa menor irritação do que a depilação com Gillette.

Evite praias, piscinas e saunas
A depilação abre os poros e deixa a pele mais sensível. Por esse motivo, a exposição a altas temperaturas, como acontece na sauna, é contraindicada, pois pode provocar manchas na pele. Isso vale tanto para a sauna úmida como para a seca.

Não é indicado o uso de cremes, óleos e hidrantes muito potentes logo após o procedimento de depilação com cera. Isso porque esses produtos podem causar a obstrução dos poros e facilitar o surgimento de pelos encravados.

25 dias

O período de duração da depilação com cera vai depender muito de como cada organismo vai reagir ao procedimento. Ou seja, dependendo de como seu metabolismo funciona, a depilação pode durar mais ou menos tempo. Porém, geralmente para a maioria das mulheres os resultados da depilação podem chegar a durar até 25 dias.

7 - É normal haver sangramento durante a depilação? Sim. Se os pêlos estiverem muito grossos durante a extração podem surgir gotinhas de sangue no local que foi removido o pêlo.

Depilador elétrico
Por isso, ele tem resultados que duram mais do que a primeira opção. Este tipo de depilação dura de 20 a 25 dias. Além de ter uma boa duração, ela não precisa de outros produtos — apenas energia elétrica — e também pode ser feita em casa. Por outro lado, essa técnica é dolorida.

Falando em dias, o mais indicado é que a cliente espere cerca de 3 semanas a 1 mês para realizar uma nova depilação com cera. Porém, quando recorrida a métodos que eliminam o pelo apenas superficialmente, como a lâmina e o creme depilatório, esse prazo passa para cerca de cinco dias.

Portanto, a depilação a laser clareia a pele quando contribui para a renovação do colágeno, deixando a região tratada mais firme e iluminada.

Assim, a melhor alternativa indicada pela dermatologista é o laser. “É um tratamento muito eficaz e acessível. Se o paciente puder se planejar para aderir, pode conseguir um ótimo resultado em poucas sessões”, afirma.

Esse procedimento pode causar desconforto ou sensação de dor. Por isso, depois do procedimento, deve-se evitar por alguns dias relações sexuais ou atividades que causem atrito na área tratada, a fim de prevenir irritações ou complicações.

Ao contrário do que se imagina, não é preciso depilar a região genital para estar com a higiene íntima em dia. Entretanto, quem escolhe retirar os pelos pubianos precisa tomar alguns cuidados. Quem decidir retirar os pelos deve tomar alguns cuidados para prevenir lesões na área íntima.

Um dos fatores que mais podem influenciar na intensidade da dor durante a depilação com cera é a técnica utilizada no procedimento. A forma como o mesmo aplica o produto, a velocidade de retirada, inclinação da mesmo, tudo isso são fatores que podem minimizar ou intensificar o incômodo.

Mas, em geral, o procedimento que envolve menos risco é a lâmina e o mais desconfortável é a cera fria. O único modo definitivo de depilação é o laser (de diodo), que destrói os folículos. Dependendo da região a ser depilada, como o buço, é preciso fazer várias sessões, pois outras camadas de pelos nascem.

Então, qual a melhor maneira da depilação íntima feminina ser feita? A depilação a cera é o procedimento altamente indicado pelos dermatologistas. Quando feita por profissionais capacitados e com cera de depilação bem desenvolvida, o resultado acaba sendo super satisfatório para as mulheres.