É verdade que a câmera distorce o rosto?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Assim como as selfies, as câmeras de webcams e outros dispositivos de captura de imagem podem distorcer substancialmente o rosto. Webcams, inevitavelmente gravando a curtas distâncias focais, tendem a produzir um rosto no geral mais arredondado, olhos maiores e mais afastados, e um nariz mais largo.

Espelho é responsável por percepção de estar feio na foto
No entanto, o espelho é responsável por 'enviesar' a imagem que temos de nós mesmos: Se você se lembra das aulas de ótica do tempo de escola, também deve se lembrar que, ao contrário das câmeras, o espelho inverte as imagens horizontalmente.

A ciência explica: a culpa é do espelho. Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do "Efeito da Mera Exposição", formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc.

Como saber como as pessoas me veem? Somos, na verdade, como nos vemos no espelho, mas isso para nós mesmos. Já para as outras pessoas, somos como aparecemos nas fotografias, pois, aos olhos dos outros, somos vistos em forma fotografada memorialmente.

Cada câmera do celular usa uma lente diferente
Em função disso, elas usam lentes diferentes, que produzem distorções, perspectivas e angulações diferentes. Por este motivo, algumas pessoas gostam mais das selfies tiradas com a câmera traseira do que a frontal.

Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo). Mesmo se essa doença afeta cerca de 2% da população (mais do que a esquizofrenia ou outros transtornos psiquiátricos), os cientistas sabem pouco sobre ela.

Por conta da lente, a câmera de celular vai distorcer o teu rosto. Um espelho perfeitamente plano vai projetar uma imagem idêntica ao original.

Porque a câmera frontal é diferente da traseira? Por funcionarem como o ponto de vista de uma outra pessoa, as câmeras não refletem a nossa imagem. Elas capturam e exibem a foto sem invertê-la, causando uma certa estranheza quando lembramos de nossa própria imagem, que é feita em nosso imaginário com base nos espelhos.

A imagem no espelho tradicional é mais real. Isso se dá porque o vidro não é um material flexível — ele se quebra antes de se curvar, o que acaba sendo uma vantagem na hora da instalação, já que isso garante que ele sempre estará reto e com a imagem mais fiel à nossa realidade.

Em síntese, com as notas que cada um deu para si, na comparação com as notas dadas por terceiros, chegou-se à média de que, terceiros avaliaram em 27% a mais a aparência das pessoas, ou seja, a ciência prova que você é muito mais bonito do que pensa”, aponta.

Na verdade, em média, nosso cérebro nos faz acreditar que somos menos atraentes do que realmente somos. De acordo com um estudo descrito no livro "The Beauty Prescription", olhar no espelho faz nosso cérebro acreditar que somos 20% menos atraentes fisicamente do que as pessoas ao nosso redor pensam.

As lentes grande angulares são as que mais deformam as imagens. Repare que é comum aparecer prédios tortos em fotos tiradas de longe. Os rostos, quando a foto é tirada de perto ficam mais arredondados. Para evitar essa distorção, câmeras DSLR são mais apropriadas, com lentes fixas 50mm ou 85mm.

As pessoas não têm uma percepção da imagem como no espelho, é sim como uma câmera traseira do celular. Nossos olhos, como os de muitos animais, têm órgãos que agem como lentes e formam imagens invertidas que o cérebro endireita. Ou seja: registramos o mundo de cabeça para baixo.

Não podemos negar que a maioria de nós gosta de estar bem apresentado e usamos sempre o espelho para checar se nossa aparência está “ok”, especialmente antes de dates e entrevistas de emprego. Mas, será que as pessoas nos enxergam como nos vemos no espelho. A resposta é NÃO!