É verdade que a babosa e cicatrizante?

Perguntado por: tcarvalho . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

A Aloe vera, uma espécie de planta suculenta, popularmente conhecida como Babosa, usada para fins medicinais e estéticos, é notadamente conhecida pelo seu potencial cicatrizante.

Na cicatrização, com uso da Aloe vera, o tecido é desinflamado e as células epiteliais são multiplicadas colágeno proporcionando, por fim, um tecido completamente cicatrizado.

A babosa tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante, uma compressa de aloe vera pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.

A babosa é amplamente usada em uma variedade de cosméticos, incluindo cremes e produtos de higiene pessoal. Alguns estudos em animais sugeriram que a babosa poderia ajudar na cicatrização de feridas. A babosa pode ser aplicada topicamente como um creme ou gel, ou pode ser embebida em um curativo para cobrir a ferida.

A babosa é indicada para hidratar a pele e tratar de queimaduras e inflamações. O uso deve ser externo. Para cuidar de queimaduras, é preciso espalhar a mucilagem sobre o ferimento duas vezes por dia. Para hidratar o rosto, deve-se aplicar o gel viscoso como uma máscara e deixá-lo agir por 10 minutos.

Modo de preparo
Abra a folha de babosa e retire o gel transparente do seu interior. Coloque sobre a ferida e cubra com a gaze ou compressa. No dia seguinte, lave a ferida e repita o processo diariamente, até a ferida estar completamente cicatrizada.

Babosa, calêndula, aroeira e folha de goiaba são algumas das plantas com efeitos estudados por pesquisas científicas para a cicatrização de feridas agudas e crônicas.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

A Aloe Vera possui efeitos calmantes, cicatrizantes, anestésicos, anti-térmicos e anti-inflamatórios que hidratam a pele.

Qual a babosa venenosa? Importante: se você se pergunta qual a babosa venenosa, saiba que nenhuma das espécie de Aloe apresenta perigo, entretanto, existem espécie similares de plantas que podem ser confundidas e acabarem por causar algum mal.

O segredo é bater duas colheres (sopa) do gel (1 folha de babosa) com pelo menos 500 ml de água gelada. Se forem 4 colheres (geralmente 2 folhas de babosa), bata com 1 litro de água e por aí vai.

Esta receita é um fantástico tratamento que vai combater inflamações, além de fortalecer os ossos. O resultado é um grande alívio nas dores nas costas, pernas, joelhos, braços, ombros, enfim, nas dores nos músculos e articulações.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Quando for usar, tire a casca restante e introduza o gel da babosa no canal vaginal. A babosa é absorvida parcialmente pelo organismo. Então, depois de algumas horas, você também precisa retirar o que restou do gel introduzindo os dedos no canal vaginal.

Gel da babosa é usado como anti-inflamatório e cicatrizante. Muita gente não sabe, mas o gel da aloe vera é um dos principais cicatrizantes naturais que existem. Isso porque ele consegue regenerar bem os tecidos da pele, podendo ser usado em cicatrizes de acnes, machucados, queimaduras e manchinhas.