É verdade que a Amazônia não pega fogo?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 5 votos

Todo ano, a Amazônia registra casos de queimadas e incêndios florestais, com intensa liberação de fumaça e emissão de gases do efeito estufa. O que pouca gente sabe é que o fogo não é natural no bioma.

A Amazônia teve o dia com mais queimadas para um mês de agosto desde 2017. No último 22 de agosto, 3.358 focos de calor foram detectados pelo programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O número supera o que ficou conhecido como "dia do fogo", em 10 de agosto de 2019.

Na Amazônia, o fogo segue o desmatamento. Quanto mais se desmata, mais focos de calor se espalham pela região”. Ainda de acordo com Mariana, tanto o desmatamento quanto as queimadas na região amazônica são, na maioria das vezes, ilegais.

Depois do Brasil, os três países com mais focos de queimadas são Argentina, Paraguai e Bolívia.

Juntos, a Amazônia (43,6%) e o cerrado (42,7%) concentraram mais de 86% da área queimada nos últimos 37 anos. No cerrado foram queimados, em média, 79 mil km² todos os anos desde 1985, área maior do que a de países inteiros, como a Escócia (77,9 mil km²).

No bioma Amazônia, o fogo é quase sempre causado pelo ser humano, nas diferentes etapas do desmatamento, seja para limpar a terra da vegetação depois que grandes árvores foram derrubadas ou para enfraquecer a floresta.

Foram 259 mil hectares, ou 48% de toda a área queimada no Brasil. Roraima, Mato Grosso e Pará, os últimos com 90 mil e 70 mil hectares queimados, concentram 79% do fogo ocorrido no Brasil no período. “O padrão de área queimada em Roraima pode estar relacionado a características climáticas e ambientais únicas do estado.

O número de queimadas registradas na Amazônia até terça-feira (19) já superou o total registrado em todo o ano de 2021. Em nove meses incompletos (261 dias), foram 76.587 focos de incêndio na região.

A floresta provavelmente se formou durante o período Eoceno. Ela apareceu na sequência de uma redução global das temperaturas tropicais do Oceano Atlântico, quando ele tinha se alargado o suficiente para proporcionar um clima quente e úmido para a bacia amazônica.

As queimadas são atividades realizadas tanto em áreas de florestas como em áreas de pastagens, ocorrendo para diversas finalidades, como limpeza da vegetação ou preparo do solo, para a agricultura e pecuária. Elas podem ser de dois tipos, natural e humano, causadas pelo próprio meio ambiente ou pelos seres humanos.

A Amazônia também preserva grande parte do patrimônio da humanidade. Com mais de 500 povos indígenas, é o repositório da história e das culturas humanas ancestrais. Sua biodiversidade inclui uma em cada dez espécies conhecidas pela ciência, além de todas as espécies ainda a serem descobertas.

O crescente desmatamento da Amazônia durante as últimas décadas se tornou em um problema ambiental. Com uma superfície de cerca de sete milhões de km2, a Amazônia é a maior floresta tropical do planeta.

O desaparecimento dos mais de 5,5 milhões de quilômetros quadrados que compreendem a região amazônica implicaria consequências sem precedentes: 20% da quantidade de água doce na Terra, presente nos rios amazônicos, sumiria do mapa, além da extinção de quase metade das espécies de plantas e animais do planeta, muitas ...

Na maioria das vezes, essas queimadas são provocadas pela ação humana de maneira criminosa. Os incêndios são muitas vezes iniciados por agricultores em áreas de pastagens, para renovação de pastos, e por grupos que causam desmatamento para eliminar vegetação rasteira e retirada de madeira para comercialização.

O maior incêndio florestal da história na Califórnia: 400 mil hectares destruídos - SIC Notícias.

Porém na Amazônia e no Pampa a situação é diferente: esses são os únicos biomas com aumento na área afetada pelo fogo. Na Amazônia, o fogo atingiu uma área de 1.479.739 hectares, enquanto que no Pampa foram 28.610 hectares queimados entre janeiro e julho de 2022.

Um clima quente e seco, em que a umidade do ar não ultrapasse 20%, a presença de algum elemento que provoque uma primeira fagulha, desde um relâmpago até um cigarro aceso e um combustível para alimentar as chamas – toneladas de madeira inflamável, arbustos e folhagens secas são fatores que combinados geram incêndios ...

A queimadura é uma das principais causas de morte no mundo. De acordo com a Organizaçao Mundial da Saúde (OMS), ocorrem cerca de 265.000 mortes por ano1. No Brasil, estima-se que cerca de 1.000.000 de indivíduos sao vítimas de queimaduras e que a mortalidade seja de aproximadamente 2500 pacientes por ano2,3.