É verdade que a alface dá sono?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

1) Alface. Muito utilizada pelos egípcios para ter uma noite de sono tranquila, a alface contém lactuário, uma substância com poderoso efeito sedativo. “Chega a ser semelhante ao ópio”, diz Wendy Green, em seu livro “50 coisas que você pode fazer para combater a insônia” (Ed. Larousse).

Alface dá sono? Alface dá sono? Sim. A alface tem lactucina, uma substância presente no talo, que tem efeito calmante.

O talo do alface é rico em uma substância denominada de lactucina. Essa substância atua no organismo como um calmante, o que é excelente para nos ajudar a combater as insônias. Basta colocar água a ferver, e deixar os talos das alfaces entre cinco a dez minutos em infusão na água, coar e beber.

Não há malefícios da alface até onde se sabe, porém é importante ter atenção à qualidade consumida: de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 40% da produção está contaminada por micro-organismos e químicos danosos à saúde.

Dificuldade para dormir? Nutricionista indica 5 melhores frutas para comer à noite

  • Maçã A casca da maçã tem quercetina, um antioxidante e anti-inflamatório muito importante para o sistema nervoso e indutor do sono. ...
  • Uva. Você já deve ter ouvido por aí que uma taça de vinho por dia ajuda o coração, né? ...
  • Abacate. ...
  • Kiwi. ...
  • Banana.

Existem recomendações de consumo para a alface? Para obter esses benefícios, deve-se consumir pelo menos 4 folhas de alface por dia, de preferência adicionando 1 colher de chá de azeite na refeição, para aumentar o seu poder antioxidante.

Primeiro ponto, ninguém deve comer alface em grandes quantidades, pois contêm uma substância chamada lactucário (lactucarium), que pode ser toxica em grandes quantidades. Lógico que há vários tipos de alface, e a quantidade de lactucário vai variar de uma para a outra.

“A alface pertence às plantas do gênero lactuca e produz uma substância chamada lactucina, encontrada principalmente nos talos, sendo conhecida pelas propriedades antitumorais, antimaláricas, calmantes, sedativas, entre outras”, esclarece a engenheira agrônoma Maria Cláudia Garcia Blanco, também da Divisão de Extensão ...

5 técnicas simples e cientificamente comprovadas para dormir...

  1. Reduza o ritmo da respiração. Uma forma simples, mas incrivelmente poderosa de relaxar é respirar lenta e profundamente. ...
  2. Aproveitar a luz da manhã ...
  3. Desfrutar da cama. ...
  4. Se esquentar para se resfriar. ...
  5. Prestar atenção ao corpo.

Como dormir rápido

  1. Controlar a respiração. ...
  2. Relaxar os músculos. ...
  3. Distrair a mente. ...
  4. Ouvir música relaxante. ...
  5. Concentrar-se em algo. ...
  6. Tentar manter os olhos abertos. ...
  7. Adequar o ambiente. ...
  8. Tomar uma bebida quente.

Possui ação antioxidante
A alface é rica em antioxidantes, pois contém vitamina C, carotenoides, folatos, clorofila e compostos fenólicos, que evitam o dano causado pelos radicais livres às células e, por isso, o seu consumo regular poderia ajudar na prevenção de doenças crônicas, incluindo o câncer.

Podemos classificar os alimentos que dão sono da seguinte forma: frutas, legumes e verduras, carnes, alimentos lácteos e grãos. Todos esses grupos de alimento têm em comum o triptofano, seja os ricos em carboidrato, cálcio, potássio e magnésio, todos esses ativam o “hormônio do sono”.

Veja os alimentos a serem evitados antes de dormir:
Alimentos termogênicos (gengibre, canela); Doces em geral (açúcar simples); Carne vermelha; Massas gordurosas (pizza, macarronada);

E quem conta isso é a nutricionista Marilia Zagato. "Adicionar folhas verdes escuras como espinafre e couve ao jantar pode ser uma grande vantagem, pois elas contêm magnésio e potássio. Esses nutrientes que podem contribuir positivamente com o sono", explica a especialista.

Alface dificulta a digestão à noite.
“Não há base científica que demonstre isso, mas há pessoas que afirmam notar digestão pesada e gases quando ingerem verduras cruas à noite”, afirma Moreno. Beltrán explica: “A alface tem um alto conteúdo de fibras insolúveis e pode causar inchaço abdominal”.

Alguns alimentos, como a alface, o farelo de aveia e o abacate, atuam no combate ao estresse, favorecem o sono e fornecem a matéria-prima de que o organismo precisa para fabricar neurotransmissores -- substâncias químicas que regulam o humor e induzem ao relaxamento, provocando sensação de bem-estar.

O suco integral da uva ainda serve como fonte de fitomelanina, um hormônio do sono de origem vegetal. Este composto contribui para o relaxamento mental e corporal, atuando na qualidade das 4 fases do sono.

A salada pode ser à vontade, pode colocar alface, tomate, cenoura, berinjela, porque são ricas em fibras e vão dar uma saciedade maior", explica a nutricionista.

A alface e a erva cidreira também são consideradas calmantes e, portanto, grandes amigas de uma dieta com foco na redução da pressão alta”, disse Roberta Sanches.

E há uma grande variedade de remédios caseiros que prometem nos ajudar a pegar no sono sem recorrer a produtos farmacêuticos. Raiz de alcaçuz ou de valeriana; flor de camomila, de aveia ou de tília; folhas de tulsi, de alface ou de salsinha; casca de maçã ou aroma de lavanda...