É verão ou veram?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

A forma correta de escrita é verão de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito terminando na sílaba -rão. Verão é uma forma verbal do verbo ver, nomeadamente a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo. Desta forma, eles verão que correspondemos aos seus desejos.

Verões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O verbo “ver”, no presente do indicativo, apresenta a seguinte conjugação: eu vejo, tu vês, ele ou ela vê, nós vemos, vós vedes, eles ou elas veem. Já o termo “ver”, na segunda ocorrência, está no infinitivo.

O verbo ver é precedido da partícula “se” ou “quando” e tem terminação em “ir” na primeira pessoa: quando eu vir, quando tu vires, quando ele/ela vir, quando nós virmos, quando vós virdes, quando eles/elas virem. Não pare agora...

O Verão é a estação do ano que começa após a primavera e antes do outono. É um período em que as temperaturas são mais elevadas e os índices pluviométricos aumentam. A palavra verão é originada do latim vulgar “veranum tempus”, cujo significado é “tempo primaveril” ou “primaveral”.

estio

1 sinônimo da palavra verão: Principais sinônimos de verão: 1 estio.

São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança. Há, contudo, uma distinção a ser feita entre: substantivos biformes e uniformes. Substantivos biformes são os que apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino: menino, menina.

1. O verbo ver tem estas conjugações no presente: ele vê (com acento), eles veem (sem acento, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). Exemplos: Ele vê os filhos aos sábados. Eles veem o pai uma vez por semana.

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”. “Quando você vir Diogo, peça-lhe para que me ligue, pois preciso falar com ele.”

Indicativo

  1. Presente. euvejo. tuvês. elevê nósvemos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euvia. tuvias. elevia. nósvíamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. euvi. tuviste. eleviu. nósvimos. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euvira. tuviras. elevira. nósvíramos. ...
  5. Futuro do Presente. euverei. tuverás. eleverá nósveremos. ...
  6. Futuro do Pretérito. euveria. tuverias. eleveria. nósveríamos.

O verbo ver é assim conjugado no presente do indicativo: eu vejo, tu vês, ele vê, nós vemos, vós vedes, eles veem. O verbo vir, assim: eu venho, tu vens, ele vem, nós vimos, vós vindes, eles vêm. No pretérito perfeito: ver: eu vi, tu viste, ele viu, nós vimos, vós vistes, eles viram.

Formas nominais
infinitivo pessoal: ver, veres, ver, vermos, verdes, verem.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal.

  1. Por que = Usado no início das perguntas.
  2. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
  3. Porque = Usado nas respostas.
  4. O porquê = Usado como um substantivo.