É vdd que pessoas canhotas morrem mais cedo?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A questão da mortalidade pode ser explicada pelo fato de que, no passado, muitas pessoas canhotas eram forçadas a usar a mão direita. Isso faz parecer que há menos idosos canhotos. Já a saúde precária, apesar de ser uma notícia chamativa, é simplesmente falsa.

Entre as possíveis causas da menor expectativa de vida, os pesquisadores apontam o maior risco de sofrer acidentes por parte dos canhotos. Dos casos estudados, 7,9% dos usuários da mão esquerda morreram dessa forma.

Aos olhos de quem não está acostumado a enxergar desafios em tarefas triviais, pode parecer um detalhe, mas, pesquisando sobre o tema, descobri – pasmem – que a cada ano cerca de 2.500 canhotos morrem em consequência da utilização de objetos desenvolvidos para destros!

A designação “canhoto”, traduz uma expressão idiomática do hebraico que literalmente significa “restringido em sua mão direita”, embora essa não seja uma expressão hebraica usual para significar “canhoto”.

O que sabemos é que apenas cerca de 10% da população mundial é canhota — e que não há uma divisão igual entre os sexos. Cerca de 12% dos homens são canhotos, em comparação com 8% das mulheres. Algumas pessoas ficam bastante entusiasmadas com a proporção 90:10 e se perguntam por que não somos todos destros.

De acordo com alguns estudos, canhotos possuem uma melhor noção espacial e são melhores com números e matemática. Enquanto isso, destros possuem uma melhor habilidade verbal. 4. Um dos genes que pode influenciar a habilidade com a mão esquerda é o LRRTM1.

Ser canhoto é uma questão genética? Alguns estudos afirmam que a genética é uma das causas de ser canhoto. Uma criança que tem um pai canhoto, tem aproximadamente 10 por cento de probabilidade de sê-lo também. No caso que seja a mãe canhota, esta probabilidade aumenta 20 por cento.

3. Os canhotos vivem menos tempo? Mito. Há mais de 20 anos que os cientistas sabem que ser esquerdino não está relacionado com um aumento da mortalidade, como mostrou um estudo britânico de 1994.

Então, em teoria, canhotos tendem a processar informações com mais rapidez, pois o número de células nervosas que ligam os hemisférios direito e esquerdo é maior.

Os canhotos provavelmente passam por algumas dificuldades que os destros nem imaginam, como se adaptar às carteiras que são especificamente feitas para o apoio do braço direito, o posicionamento dos mouses, o formato do abridor de latas, entre muitas outras situações.

Os canhotos foram extremamente discriminados no século 18 e 19, sendo que em determinadas épocas escrever com a mão esquerda significava algo ruim e era passível de morte; A mão direita é mencionada positivamente mais de 100 vezes na Bíblia, sendo que a mão esquerda é mencionada somente 25 vezes ...

No rol das desvantagens são apontadas a discriminação e a falta de objectos adaptados a canhotos como as cadeiras escolares, as tesouras, os cadernos de argolas, o teclado do computador ou mesmo os smartphones.

Uma criança que tem um pai canhoto, tem aproximadamente 10 por cento de probabilidade de sê-lo também. No caso que seja a mãe canhota, esta probabilidade aumenta 20 por cento. E se tanto o pai como a mãe são canhotos, a criança tem a probabilidade de 50 por cento em nascer canhota.

Nesta publicação vamos falar sobre algumas curiosidades sobre as pessoas canhotas. Canhoto, ou também chamado de esquerdinho, é aquele que com mais frequência usa os membros do lado esquerdo do que o direito do corpo.

Ser canhoto significa em várias línguas alguém que trabalha melhor com a mão esquerda, mas também que é desajeitado, tolo ou pateta. Estudos científicos indicam o contrário: afinal, pensam mais rápido quando conduzem, praticam desporto ou jogam no computador.

Os canhotos são geralmente mais hostis ao seu ambiente devido às respostas negativas que eles antecipam. Isso acontece, pois, a interação com um mundo criado principalmente por destros acaba gerando esse medo em pessoas que possuem mais habilidade com a mão esquerda.

Por conta disso, famosos canhotos é que não faltam. Personalidades como Fátima Bernardes, Claudia Raia e Justin Bieber escrevem com a mão esquerda.

EUA

Os EUA têm o maior número de canhotos, só Nova York, reúne 12,8% deles.

Entre as características que são atribuídas ao hemisfério esquerdo, se encontram as habilidades espaciais e visuais, a criatividade, a capacidade de síntese e o talento artístico. Portanto, surgiu a ideia de que o cérebro canhoto é mais sensível, criativo e imaginativo.