É vantagem comprar imóvel de leilão?

Perguntado por: apereira6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A maior vantagem de comprar um imóvel em leilão é a economia, pois existe a possibilidade de conseguir adquirir uma residência a um valor abaixo do que é praticado no mercado. Em alguns casos, o comprador consegue descontos de até 60%. Outro benefício dessa modalidade de compra é a transparência.

30 dias

Depende. De acordo com a decisão de cada vendedor, um leilão pode ficar de 3 a 30 dias no ar recebendo lances e visitas. Existe sempre uma data certa para o encerramento, cuja duração varia conforme a quantidade de lotes a ser apregoada.

60 dias

Quando o imóvel provém de uma alienação fiduciária, os bens são transferidos como pagamento da dívida. Para isso, é firmado um contrato entre credor e devedor. Nesta hipótese, o atual morador deverá desocupar o imóvel leiloado por meio de liminar em um prazo de 60 dias.

Depende, via de regra se você comprou, e registrou a carta de arrematação no cartório de imóveis, e ainda, se sobre o imóvel e atuais proprietários não há impedimentos para o negócio , sim.

Para concluir, pode-se dizer que é possível financiar imóveis adquiridos em leilão, e essa é uma excelente opção para aqueles que desejam economizar nos gastos com a compra de um imóvel.

O artigo 30 da Lei nº 9514/97 determina que o morador deverá desocupar o imóvel leiloado por meio de liminar em um prazo de 60 dias. Para fazer cumprir a lei, o comprador deverá solicitar a expedição da liminar que exige a desocupação.

Quantas vezes um imóvel pode ir a leilão judicial? Não existe um limite pré-estabelecido a respeito dessa quantidade. Isso significa que um imóvel pode ir a leilão judicial quantas vezes forem necessárias.

Todo o dinheiro arrecadado em cada uma das regiões vai para o Tesouro Nacional, que nada mais é do que o caixa do Brasil, e são distribuídos sob demanda.

O interessado em vender o imóvel deve entrar em contato com uma casa de leilão que trabalhe com leilões de pessoas físicas e deve enviar alguns documentos, como a matrícula do imóvel, a capa do IPTU, o laudo de avaliação elaborado por uma empresa especializada e a cópia de alguns documentos pessoais.

Até o momento em que o bem é leiloado, é possível que o contratante realize o pagamento do débito e retome seu bem. Após a venda, devemos considerar que passa a existir os direitos do arrematante em usufruir do bem adquirido.

Normalmente, quando o imóvel não é arrematado em um leilão online ou presencial, ele segue para uma nova oportunidade de negociação. Geralmente o imóvel não retorna com o mesmo preço, já que existem alguns procedimentos necessários para dar continuidade no processo.

No caso dos leilões extrajudiciais, como por exemplo, alienação fiduciária, ocorre o mesmo processo do leilão judicial. No entanto, nesses casos, o devedor pode recorrer na justiça para permanecer no imóvel, caso não haja venda por meio de leilão ou venda direta.

Você pode ir ao banco e perguntar, pedir documentos e saberá.

A compra de um imóvel retomado ocupado traz risco. Caso o objetivo seja morar imediatamente no imóvel, isso nao será possível caso esteja ocupado. Nesse caso, é necessário concentrar a busca em 12% das unidades que estão desocupadas.

Para saber se o imóvel que você está interessado encontra-se ocupado, é muito simples: basta olhar no Edital do leilão em questão. Aqui no blog da PRÓ-JUD LEILÕES, estamos sempre ressaltando a importância de ler atentamente o Edital dos leilões, e nesse caso não é diferente.

Embora os trâmites sejam burocráticos, não é bom correr o risco de deixar um imóvel ir a leilão por falta de pagamento do IPTU. Há um prazo limite de cinco anos - contados a partir do primeiro dia de atraso - passado o período, o inadimplente e proprietário do imóvel será notificado em relação ao débito.