É uma proposição?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Uma proposição é aquilo que é expresso através de sentenças declarativas e que é verdadeiro ou falso.

1 - Proposição é uma frase declarativa à qual pode ser atribuído, sem ambiguidade, um dos valores lógicos: verdadeiro (V) ou falso (F).

Proposição: É uma sentença declarativa, seja ela expressa de forma afirmativa ou negativa, na qual podemos atribuir um valor lógico “V” (verdadeiro) ou “F”(falso). Uma proposição também pode ser expressa por símbolos.

Não são proposições: 1) frases interrogativas: “Qual é o seu nome?” 2) frases exclamativas: “Que prova complicada!” 3) frases imperativas: “Fique calado.” 4) frases sem verbo: “O livro de receita.” Exemplos “x é maior que 2”; “x + y = 10”; “Z é a capital do Brasil”.

Preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Preposições acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

A palavra proposição tem sua origem na palavra em latim propositione, sendo assim escrita com pro na primeira sílaba: pro-po-si-ção.

Proposição. Oração declarativa que possui valor lógico, ou seja, pode ser avaliada como verdadeira ou falsa. Por exemplo, a sentença “Esta mesa é de madeira” é uma proposição. Não são proposições: orações não declarativas como interrogações (“2 é um número primo?”) e sentenças abertas como x-1=2.

Proposições. É todo conjunto de pensamento, que possa ser classificado como verdadeiro ou falso. A preposição exprime juízo, afirma fatos.

Uma proposição falsa é sempre falsa. Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente. Uma proposição só pode ter dois valores verdades, isto é, é verdadeiro (V) ou falso (F), não podendo ter outro valor.

Para descobrir se uma frase é proposição lógica, você pode seguir as seguintes regrinhas: 1) Se a oração for interrogativa, exclamativa, imperativa ou optativa, então ela não será proposição lógica. 2) Procure por um verbo. Se a frase não possuir verbo, então não será proposição lógica.

As proposições lógicas podem ser classificadas em dois tipos: Proposição simples - São representadas de forma única. Ex: O cachorro é um mamífero. Proposição composta - São formadas por um conjunto de proposições simples, ( duas ou mais proposições simples ligadas por “conectivos lógicos”).

As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

Preposição é a palavra invariável que liga duas palavras ou orações, estabelecendo entre elas relações de sentido e de dependência. Sintaticamente, as preposições não desempenham uma função, são conectivos, ou seja, estabelecem apenas conexões entre termos da oração.

Uma proposição geral é aquela cujo assunto tem um alcance muito amplo. Tal proposição não é necessariamente imprecisa. “Nossa empresa respeita o meio ambiente” e “Nossa empresa se preocupa com as causas sociais” são proposições gerais, e não há razão alguma para discutir as reivindicações que estão fazendo.

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Negar uma proposição significa trocar o seu valor lógico. Em outras palavras, a negação de uma proposição verdadeira é uma proposição falsa; a negação de uma proposição falsa é uma proposição verdadeira.

Não são proposições: frases exclamativas, interrogativas, opinativas, as expressões de desejo, as expressões de sentimentos, as interjeições, orações imperativas, e aquelas que contenham variáveis (sentenças abertas).

Como o próprio nome diz, preposição é um termo que ocupa uma posição anterior. Na prática isso significa que se posiciona sempre antes de uma palavra, estabelecendo uma relação de subordinação com um termo principal. Esse vocábulo pode ligar tanto os nomes a seus complementos quanto os verbos a seus objetos.

Resposta: Frase em italiano é um conjunto de palavras dotadas de sentido completo e proposição é todo segmento da frase dotado de um predicado.

Podemos classificar as proposições. Elas podem ser classificadas quanto à quantidade e quanto à qualidade. Quanto à quantidade, as proposições podem ser universais ou particulares. Quanto à qualidade, as proposições podem ser afirmativas ou negativas.

Portanto, em síntese, uma proposição é o pensamento expresso por uma frase declarativa que pode ser verdadeira ou falsa. Note o seguinte: a proposição não é a frase, mas o seu conteúdo.