É uma pessoa dissimulada?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

substantivo masculino Pessoa que oculta seus reais sentimentos ou intenções; fingido, falso, hipócrita: pessoa dissimulada. adjetivo Que está escondido; não aparente; encoberto, oculto. Etimologia (origem da palavra dissimulado).

Mas os narcisistas dissimulados procuram chamar a atenção de uma forma mais discreta e despretensiosa. Eles podem parecer amigáveis, mas sabem sabotar implacavelmente os demais em seu próprio interesse.

É uma pessoa que esta ao seu lado todos os dias, seja no trabalho ou em sua própria casa. Reconhecer e identificar o dissimulado muitas vezes não é tarefa fácil. Geralmente com suas atitudes e ações vamos percebendo seu comportamento e vamos identificando alguma coisa que não bate com o que aquela pessoa quer passar.

De maneira geral, é preciso tentar sempre separar a sua vida pessoal dos contextos em que o manipulador está inserido. Ou seja, tente não se abrir tanto com esse tipo de pessoa e sempre mostre os limites que você deseja que sejam seguidos: como por exemplo, não falar mal de outra pessoa para você.

A falsidade é uma manifestação da baixa autoestima e insegurança: a pessoa não está satisfeita com ela mesma e acaba criando uma falsa personalidade. Não é difícil reconhecer uma pessoa falsa, especialmente porque a verdade sempre aparece em algum momento.

Disfarçado, encoberto. 4. Disposto de modo a não ser notado ou ser pouco notado.

Ocultar as verdadeiras intenções ou sentimentos. Agir com fingimento, ou mesmo aparentar que não está vendo ou ouvindo algo que possa influenciar a decisão de alguém.

As pessoas cínicas e dissimuladas são sedutoras, simpáticas, não poupam elogios ao interlocutor, se fazem de amigas e confidentes até conquistarem sua confiança. Posteriormente, mostram sua verdadeira intenção.

Atitude daquele que dissimula, finge, disfarça suas reais intenções ou propósitos: dissimulação de sentimentos. Etimologia (origem da palavra dissimulação). Do latim dissimulatio.

1 fingido, falso, hipócrita, artificial, enganador, mentiroso, sonso, afetado, finório, astuto, astucioso, manhoso, malicioso.

Eles também existem em uma versão mais furtiva e amistosa: o narcisista dissimulado. Esses indivíduos possuem a mesma motivação básica dos narcisistas explícitos: eles anseiam pela atenção e pelo reconhecimento. Mas os narcisistas dissimulados procuram chamar a atenção de uma forma mais discreta e despretensiosa.

Aquele que tem o hábito de enganar, mentir, rir da desgraça alheia, tripudiar às escondidas e utilizar a hipocrisia com facilidade ainda que lhe pareça a criatura mais dócil e educada do mundo. O dissimulado é capaz de rir e chorar junto contigo. Seus objetivos são claros.

No Antigo Testamento, Deus ordena o seu povo a não mentir (Levítico 19:11): “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”. A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”.

O que realmente sentem as pessoas falsas?

  1. Insegurança e inveja;
  2. Insatisfação com a própria vida;
  3. Falta de empatia pelos outros;
  4. Deseja frequente de mudança;
  5. Falta de sinceridade e incapacidade de compreensão;
  6. São mentirosos;
  7. Costumam não manter longas amizades;
  8. Querem sempre controlar a vida das outras pessoas.

O narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim. Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.