E uma perda ou perca?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Perca é verbo, enquanto perda é substantivo. O uso incorreto de perca ou perda é um dos erros de português mais frequentes. Isso acontece porque essas palavras são parônimas, o que quer dizer que elas são parecidas tanto na grafia como na pronúncia, mas têm significados diferentes.

Perca - é uma forma verbal, ou seja, flexão do verbo “perder”. Aparece na primeira e terceira pessoas do singular do presente do subjuntivo e na 3ª pessoa do singular do imperativo.

1. Não ter mais tempo; desperdiçar o tempo com algo.

1. Carência ou privação do que se possuía. 2. Extravio, sumiço.

1 extravio, descaminho, sumiço, ausência, desaparecimento, desvio. Privação: 2 cancelamento, carência, eliminação, extinção, privação, supressão.

O QUE É LUTO? O luto é um processo de adaptação/transição diante do rompimento de um vínculo significativo. Enfrentar a morte de alguém especial, pode ser difícil de suportar em qualquer momento da vida. E com a pandemia, se tornou ainda mais complicado, pois vivenciamos algo nunca antes imaginado.

A resposta a uma perda é chamada de luto e se caracteriza como um tempo, esperado e inevitável, de enfrentamento e adaptação a perda. O luto se inicia com o rompimento do vínculo de amor ou até mesmo antes dele acontecer, quando esta realidade é ainda uma possibilidade remota (doenças longas).

O luto é o estado emocional em que as pessoas se encontram após a perda de uma pessoa querida. Uma sensação de vazio se instala no peito, como se a vida tivesse perdido um pouco de propósito. Pode levar meses ou até mais de um ano para quem sofreu essa perda volte a se sentir bem.

Perca é verbo, enquanto perda é substantivo. O uso incorreto de perca ou perda é um dos erros de português mais frequentes.

Por exemplo, correto é dizer «Isto é uma perda de tempo», mas jamais deve ser dito, «Isto é uma perca de tempo».

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

per capita |pér cápità|
Por cada indivíduo (ex.: rendimento per capita).

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

A palavra está é a forma conjugada do verbo estar, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, como em ele está. Pode, também, ser a forma conjugada na segunda pessoa do singular do imperativo, como em está tu.

Elaboração do luto

  1. Negação: “Eu estou bem”.
  2. Raiva: “Isto não é justo”.
  3. Negociação: “Eu faria qualquer coisa pra não passar por isso”.
  4. Depressão “Eu estou tão triste”.
  5. Aceitação: “Era pra ser assim”.

Veja quando usar cada opção
Perca é uma das conjugações do verbo perder. Há outras, como percamos, percais, percam. Porém, perda é sempre substantivo, não uma conjugação do verbo perder. Perda ocupa as funções de sujeitou ou objeto.

Apesar de não ser um processo fácil, é necessário procurar amenizar a dor da perda de ente querido. Após o impacto da morte e do funeral, é preciso e necessário buscar a superação da dor para seguir em frente.