É uma palavra proparoxítona próximo?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Todas as palavras proparoxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima) são acentuadas: lúcido, século, próximo.

Exemplos de palavras proparoxítonas. acadêmico (a-ca-dê-mi-co); ácaro (á-ca-ro); acústica (a-cús-ti-ca);

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
2 Que vem imediatamente; seguinte. 3 Que está prestes a acontecer: As férias estão próximas. 4 Que ocorreu há pouco tempo; recente. 5 Diz-se de parente em primeiro grau.

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

Palavras proparoxítonas são aquelas que possuem a antepenúltima sílaba tônica. Assim, diferenciam-se das paroxítonas, que apresentam a penúltima sílaba tônica, e das oxítonas, cuja última sílaba é tônica.

Palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima da palavra. Essas palavras sempre recebem acento gráfico e são as menos comuns na língua portuguesa, havendo também as palavras paroxítonas (sílaba tônica na penúltima sílaba) e as palavras oxítonas (sílaba tônica na última sílaba).

São classificadas como proparoxítonas as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima. São exemplos de proparoxítona: Sílaba.

Proparoxítonas. As palavras são proparoxítonas quando a antepenúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica: âncora (ân-co-ra); ângulo (ân-gu-lo);

Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

  • Es-cri-tor (oxítona)
  • A-le-gri-a (paroxítona)
  • Sá-ba-do (proparoxítona)

Uma proparoxítona Acidental ou Eventual acontece com as paroxítonas terminadas em ditongo crescente. Nesses casos, é possível entender que, por exemplo, em secretária, história, inventário e tantas outras são paroxítonas e também que são “proparoxítonas eventuais”.

Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: panela, sorriso, lápis etc. Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: atômica, íntimo, cúmulo etc.

Paroxítona é uma palavra que tem a penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua penúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As restantes sílabas da palavra são átonas, sendo pronunciadas com menor intensidade.

Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.

O próximo é toda pessoa necessitada que Deus coloca em nosso caminho, seja ela quem for. Diante disso, devemos fazer uma importante reflexão: Será que de fato nós estamos sendo e agindo como o próximo dessas pessoas.

Palavras paroxítonas são palavras que têm a sua penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, como a sílaba que é pronunciada com maior força: estudo (es-TU-do); açúcar (a-ÇÚ-car); roupa (ROU-pa).

As paroxítonas são aquelas palavras cuja sílaba tônica ocorre na penúltima sílaba da palavra. As palavras paroxítonas são as mais comuns na língua portuguesa, havendo ainda as oxítonas (última sílaba como tônica) e as proparoxítonas (antepenúltima sílaba como tônica).

Nas palavras proparoxítonas a tonicidade está localizada na antepenúltima sílaba, sendo representada por acentos gráficos. Isto quer dizer que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira, como “deficit”, “performance”, “habitat” e “superavit”, que são da língua inglesa.

A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força. A sílaba subtônica é a pronunciada com intensidade média.

É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.