É uma linguagem coloquial?

Perguntado por: agomes5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

O que é linguagem coloquial? A linguagem coloquial, ou informal, é a variante linguística que usamos com mais frequência no nosso dia a dia. Ela é mais despojada e não se prende tanto à gramática.

É na linguagem coloquial que encontramos as gírias, estrangeirismos, neologismos, abreviações, isto é, palavras e expressões que não se relacionam à norma culta da língua portuguesa.

O contrário de coloquial é: Contrário de informal e simples: 1. formal, culto, cerimonioso, protocolar, oficial, institucional, convencional.

Resumindo, defendo aqui a hipótese – a que o nível de linguagem em causa, coloquial e, portanto, mais plástico, pode tornar mais plausível – de que a expressão tenha sido sucessivamente modificada, desta forma: «ter a haver de» – «ter a haver» – «ter a ver» – «ter a ver com».

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

CONOTAÇÃO, “sentido conotativo, sentido figurado” é a linguagem que utiliza as palavras, expandindo o significado literal, pois emprega um novo sentido, incomum, circunstancial, o qual depende do contexto em que estão inseridas.

A linguagem verbal pode ser compreendida quando nos expressamos por meio de textos escritos ou orais. Já a linguagem não verbal é identificada por meio de imagens, gestos e outros processos de comunicação não oralizados ou escritos.

As cinco linguagens do amor são:

  • Palavras de afirmação.
  • Tempo de qualidade.
  • Toque físico.
  • Atos de serviço.
  • Presentes.

A língua coloquial, por ser descontraída, relaciona-se com a fala (língua oral), enquanto a culta, com a escrita.

Resposta verificada por especialistas
A linguagem coloquial, também conhecida como linguagem informal, é muito utilizada durante conversas realizadas com os amigos, assim como o que está sendo apontado pela alternativa B. As linguagens formal e coloquial são utilizadas a depender do contexto.

Gíria é um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação. Portanto, a gíria pode ficar restrita ou pode se tornar pública.

A linguagem verbal é aquela que se estrutura por meio da palavra – oral e escrita.

ca·ram·ba ba. 1. [Informal] Expressão designativa de irritação, impaciência, ironia, repulsa ou surpresa.

Ideias bobas; tolices: ter minhocas na cabeça.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.