É um mau vendedor ou mal?

Perguntado por: nsalgueiro4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

A resposta para essa pergunta é simples: as duas formas existem e estão certas. Elas só são usadas em diferentes situações. Mal é o contrário de bem. Mau é o contrário de bom.

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom.

Foi mal ou foi mau? Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento.

As duas formas estão corretas, mas mau é antônimo de bom e mal é antônimo de bem.

Fazer-mal é uma locução verbal de uso popular que significa: desonrar, deflorar, desvirginar.

Expressão que significa melhor do que se esperava razoável. Nada mau seu primeiro desenho!

Isso significa que devemos escrever mau com "u" sempre que qualificar um substantivo: "mau pressentimento", "mau humor", "mau profissional", "lobo mau"...

MAU vem do latim malus e é o contrário de BOM. Nesse caso, o termo exerce somente a função de adjetivo.

Quando é advérbio, mal significa que algo foi realizado de maneira errada, por exemplo: Sofia se comportou mal na palestra. Quando é substantivo, esse termo é sinônimo de doença, problema, angústia, tristeza ou sofrimento, por exemplo: Todo o mal deve ser evitado.

2. Mau exemplo. Algo que é tido como ruim. Um exemplo ruim que não deve ser imitado ou copiado.

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.

Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem. A palavra mau, escrita com a vogal u, é gramaticalmente classificada como adjetivo, ou seja, ela atribui qualidade ou estado aos substantivos (pessoas ou coisas).

B. Nesse contexto mau é antônimo de bom, ou seja, "imperfeito", “ruim”, que causa prejuízos.

11 crueldade, maldade, malefício, malevolência, malfeito, malignidade, nocividade, perniciosidade, perversidade, ruindade.

Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom.

1 - "Mal" pode ser um substantivo ou um advérbio. Como substantivo, quer dizer "aquilo que é nocivo, prejudicial" ou então "doença", "epidemia". Observe os exemplos: Sofre desse mal desde os oito anos de idade.

A frase com "menos bom" é a que soa menos natural das três. Parece uma forma pouco idiomática de evitar a possível conotação negativa de "pior". Existe uma implicação de que a qualidade do À Fartazana é, se não alta, pelo menos não baixa. A terceira frase, com não é tão bom, é já mais idiomática.

Bem é um advérbio e desempenha, sobretudo, a função sintáctica de modificador de grupos verbais ou grupos adjectivais. Bom é um adjectivo qualificativo — exprime um atributo do nome.

Danificar; prejudicar. Fazer alguma coisa que causa prejuízo e depois queixar-se. [Informal] De maneira imperfeita, apressada e atabalhoada (ex.: o trabalho foi feito mal e porcamente).