É um exemplo do fenômeno de dispersão da luz?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A dispersão é um fenômeno óptico em que a luz é separada em suas diferentes cores quando refratada através de algum meio transparente, a exemplo do arco-íris, do prisma e da lente fotográfica.

Na Física Óptica, a dispersão é definida como sendo a separação da luz em vários componentes espectrais, com diferentes frequências. Esse fenômeno acontece devido à diferença dos índices de refração que separa os meios.

Alternativa c. Os fenômenos naturais em que ocorre a dispersão da luz branca são o arco-íris e o halo solar.

Uma dispersão é uma mistura de duas ou mais substâncias, em que as partículas de uma fase (fase dispersa) estão disseminadas entre as de outra fase (fase dispersante). As partículas podem ser: ÁTOMOS, MOLÉCULAS OU ÍONS. Exemplos: fumaça, água e terra (barro) e soro fisiológico.

Existem três tipos de dispersões: soluções (abaixo de 1 nm), dispersões colidais (entre 1 a 1000 nm) e suspensões (acima de 1000nm). As dispersões se referem às misturas em geral.

Meios de Propagação da Luz
Meio translúcido: é um meio irregular, pois apesar da passagem da luz, ela é pouco nítida. Exemplo disso é a neblina que esconde a luz do Sol. Meio transparente: é um meio regular, motivo pelo qual a luz passa facilmente por ele. O vácuo é um meio transparente.

Meios de propagação da luz podem ser opacos, translúcidos ou transparentes. Quando a luz atravessa esses diferentes tipos de meios ópticos, ela sofre parcialmente os fenômenos ópticos de transmissão, refração, absorção, reflexão etc., de acordo com as características ópticas de cada meio.

Também chamados de meios ópticos, os meios de propagação da luz são classificados como opacos, translúcidos ou transparentes. As portas e janelas de vidro permitem enxergar com clareza através delas, já que seu material é transparente.

A dispersão pode ocorrer com qualquer tipo de onda, não apenas com a luz. Diz-se que um meio de propagação é dispersivo se o valor da velocidade de propagação das ondas nesse meio depende da frequência ou do comprimento de onda.

A luz branca, ao atravessar um prisma transparente sofre a dispersão. O surgimento das cores pela decomposição da luz branca está ligado à diferença de velocidade de propagação dos diversos raios luminosos. A formação do arco-íris se deve à decomposição da luz branca.

Refração da luz é um fenômeno que ocorre nas ondas eletromagnéticas que são transmitidas através de algum meio translúcido ou transparente. Quando a luz penetra em meios refringentes, ou seja, capazes de refratar a luz, a sua velocidade diminui.

Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre uma superfície de separação entre dois meios. Refração é o fenômeno que consiste no fato de a luz passar de um meio para outro diferente.

A reflexão e refração da luz são fenômenos ópticos relacionados com a propagação da luz. A reflexão e a refração da luz são fenômenos ópticos relacionados com a forma como a luz se propaga. Quando a luz incide sobre uma superfície, ela pode ser refletida e refratada.

Quando um raio de luz, vindo do Sol, atinge a Terra, muda sua trajetória inicial. Por isso, vemos o Sol antes mesmo de ele ter, de fato, se elevado acima do horizonte, ou seja, podemos considerar que vemos o Sol “aparente” e não o real, conforme indica a figura a seguir.

As medidas de dispersão mais usadas são: amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação.