É um exemplo de sustentabilidade?

Perguntado por: abernardes5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.

Sustentabilidade: o que é, tipos e sua importância

  • Tripé da sustentabilidade. ...
  • Sustentabilidade ambiental. ...
  • Sustentabilidade social. ...
  • Sustentabilidade econômica. ...
  • Sustentabilidade empresarial. ...
  • Sustentabilidade agrícola.

Economizar água e recolher água da chuva para usar na limpeza. Reciclagem de lixo. Reduzir o uso de plásticos. Usar meios de transporte menos poluentes.

Exemplos de Sustentabilidade
Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

São exemplos de ações sustentáveis: a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e. a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.

Atualmente, a Sustentabilidade está baseada em três princípios, conhecidos como o "Tripé da Sustentabilidade": sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental e a sustentabilidade econômica.

Um exemplo é criar um programa social que visa contribuir para que os jovens de escolas públicas reconheçam e valorizem o papel da educação em suas trajetórias e possam, assim, ampliar suas visões de futuro. Muitas vezes, os jovens de escolas públicas não têm boas referências dentro de casa e na comunidade onde vivem.

“Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata mais simplesmente de ações como não jogar lixo na rua, mas mudar a forma como percebemos a sociedade, adaptando nossos hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis”, explica a especialista.

A sustentabilidade social é definida, basicamente, como a distribuição de renda com redução das diferenças sociais, principalmente para a população baixa renda, e melhoria da qualidade de vida. Ela faz parte do tripé da sustantabilidade, que também é constituido pela sustentabilidade econômica e ambiental.

Basicamente, é uma maneira de preservar os recursos do planeta, para que as próximas gerações possam se beneficiar das mesmas riquezas naturais que nós. Agir de maneira sustentável é respeitar o meio ambiente, para ele possa se recompor com o tempo e sem maiores prejuízos.

Esgotar recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar desperdícios são sustentáveis. Corrupção é insustentável.

As ações sustentáveis são aquelas que promovem o uso equilibrado e racional dos recursos naturais a fim de se preservar o meio ambiente. A sua prática não é unilateral, e depende da sociedade civil, das empresas e dos representantes dos Estados.

Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.
...
Portanto, para que um empreendimento possa ser considerado sustentável, o mesmo deve ser:

  • Economicamente viável;
  • Ambientalmente seguro;
  • Socialmente justo;

recursos sustentáveisRecursos sustentáveis são aqueles que são aprisionados a uma taxa igual, ou maior, do que a taxa de consumo. Isto pode ser feito tanto por processos naturais, ou por métodos de engenharia humana, muitas vezes, promovidos por uma entidade governamental.

A sustentabilidade vem sendo alcançada como um desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente. Para alguns exemplos no Brasil, as pessoas buscam um consumo maior de produtos naturais, reciclagem, uso de meio de transporte e geradores de energia menos poluentes, reutilização de materiais.

Sustentabilidade é sustentar, apoiar, conservar ou manter um processo ou sistema e está diretamente ligada com a conservação dos recursos. O principal objetivo da sustentabilidade é busca o equilíbrio entre a melhoria da qualidade de vida da sociedade, o respeito aos limites ambientais do planeta.

Desenvolvimento sustentável: exemplos

  • exploração consciente de recursos naturais;
  • preservação de bem naturais aliada à dignidade social;
  • diminuição do ritmo de consumo;
  • programas socioambientais de conscientização da população;
  • reciclagem;
  • investimento em fontes renováveis de energia;
  • reflorestamento.

O turismo consegue, na sua essência, fazer os quatro pilares do desenvolvimento sustentável andarem juntos: o social, o econômico, o ambiental e o cultural.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.