É um exemplo de oração coordenada Sindética?

Perguntado por: vamorim . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 13 votos

As orações coordenadas sindéticas aditivas são aquelas que transmitem uma ideia de adição, soma. Os conectivos que coordenam as orações aditivas são: e, nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim, etc. Exemplos: Chegamos à praia e nadamos.

Período Composto por Coordenação é aquele cujas orações não dependem sintaticamente umas das outras porque são independentes. Gritou com o irmão/ e correu para o quarto. Descansei,/ fui à praia/ e visitei lugares maravilhosos.

Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.

Orações coordenadas são orações ligadas uma à outra apenas pelo sentido, sendo independentes em sua estrutura. Por exemplo: o aluno acordou cedo e começou a estudar. Veja que, apesar de estarem juntas em um período, elas podem ser entendidas separadamente: O aluno acordou cedo.

Há três tipos básicos de orações subordinadas: orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.

Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples. Quando coordenada ou subordinada, trata-se de período composto, isto é, há uma oração e, por isso, mais de um verbo ou locução verbal na estrutura sintática.

Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.

As orações coordenadas assindéticas são aquelas que se encadeiam sem a presença de uma conjunção. Elas aparecem justapostas, separadas por vírgula.

O período composto por coordenação é um período cujas orações que aparecem juntas não dependem uma da outra para fazer sentido, ou seja, são duas orações coordenadas, unidas em um período.

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

As orações coordenadas sindéticas alternativas são aquelas que enfatizam uma escolha dentre as opções existentes. Os conectivos que coordenam as orações alternativas são: ou, ou … ou; ora … ora; quer … quer; seja … seja, etc. Exemplos: Ora gosta de vestidos, ora gosta de sapatos.

# As orações coordenadas assindéticas são separadas entre si por meio da vírgula. Exemplo: O garoto chegou, guardou seus objetos, debruçou sobre a mesa sem nada dizer. # As orações coordenadas sindéticas separam-se por vírgulas, exceto as aditivas.

As orações que apresentam conjunção são chamadas de orações coordenadas sindéticas; já as que não possuem conjunção são chamadas de orações coordenadas assindéticas.

Definições + exemplos. Orações Coordenadas são aquelas que são independentes uma da outra pois não exercem funções sintáticas entre elas. Orações subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre a oração principal, completando seu sentido e sendo dependentes dela.

O período composto por subordinação é aquele formado por uma oração principal, que sustenta os dados centrais do período, e outra (ou outras) subordinada(s), que complementam a carga informativa do enunciado, exercendo alguma função sintática em relação à principal.

Veja um exemplo para entender melhor: “É importante que as pessoas valorizem a leitura”. Nessa frase, a oração principal é o trecho “é importante”, já que contém um verbo e será complementada pela oração seguinte. Já o trecho “que as pessoas valorizem a leitura” é a oração subordinada substantiva.

As orações subordinadas substantivas são, geralmente, iniciadas com conjunções subordinativas “que” e “se”. O “que” emprega-se quando o verbo exprime certeza e o “se” quando o verbo exprime dúvida. E também, alguns casos, iniciadas por pronome ou advérbio interrogativo ou exclamativo.