É um dos plural ou singular?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Na verdade, com a expressão um dos que, o verbo pode ser flexionado tanto no singular (quando se refere a um único sujeito) como no plural (quando se refere a mais de um).

Formação do plural dos artigos. o, os; a, as; um, uns; uma, umas.

Foram eles quem escreveu (ou escreveram) errado. Mas, atenção: Se no lugar de [quem] aparece [que], o verbo concorda somente com o antecedente, ou seja, com o pronome do caso reto: São coisas que passaram. / Somos nós que duvidamos. Foram eles que escreveram errado.

Singular é quando a palavra escrita se refere a um só elemento. Plural é quando a palavra se refere a mais de um elemento.

Os verbos flexionam de acordo com pessoa, número, modo, tempo e voz. Importante: No Brasil, a 2ª pessoa está caindo em desuso, sendo mais comum o uso dos pronomes de tratamento “você” (singular) e “vocês” (plural), que leva conjugação na 3ª pessoa.

Na verdade, com a expressão um dos que, o verbo pode ser flexionado tanto no singular (quando se refere a um único sujeito) como no plural (quando se refere a mais de um). Observe estes exemplos: “Cecília é uma das alunas da escola que mais participa de competições interestaduais.”

'Um dos que fez' ou 'Um dos que fizeram'?
A segunda forma é a correta. A concordância do verbo deve ser feita com “dos que” e não com “um”. Pois, quando se diz “um dos que fizeram”, está subentendido que vários fizeram e ele foi um. Sendo assim, “ele foi um DOS QUE CHEGARAM cedo”.

O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.

Existem, no português de hoje, palavras que só existem no plural, mesmo que façam referência a algo único. É o caso de óculos, férias e parabéns. Esses vocábulos são exclusivamente plurais em nosso vernáculo, e isso é evidente em relação à concordância.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinodoisdois

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Sendo assim, para fazer a concordância, devemos flexionar o complemento da frase para o plural. Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural).

Significado de Escreveram
Escreveram vem do verbo escrever.

O que é Singular:
Exemplo: “No alto daquela montanha há uma casa singular. Não existe nada parecido na região”. O singular está relacionado com o conceito da singularidade, ou seja, quando algo pertence ou é utilizado apenas por um indivíduo específico.

A principal regra de formação do plural indica que se deve acrescentar -s à palavra no singular:

  1. amiga - amigas;
  2. bolo - bolos;
  3. troféu - troféus;
  4. degrau - degraus.

Significado de Quais
pronome, plural Refere-se às pessoas ou coisas dentre outras: quais são seus filmes favoritos?

Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.

Plural é referente a tudo o que é composto por mais de um elemento. Na língua portuguesa, o plural é a classe gramatical numeral que expressa as variáveis formadas por dois elementos em diante.

A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.