É um ditongo ou hiato?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

No ditongo, as vogais não se separam, permanecendo na mesma sílaba, por exemplo: herói (he-rói), mãe (mãe), peixe (pei-xe). No hiato, cada vogal fica numa sílaba diferente, por exemplo: iate (i-a-te), país (pa-ís), rainha (ra-i-nha).

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. Exemplos: moeda (mo-e-da), piada (pi-a-da), piolho (pi-o-lho). Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão).

Como vimos, o ditongo é o encontro, em uma mesma sílaba, de uma vogal com uma semivogal ou vice-versa. Exemplos: rei, couve, sítio.

Diferentemente do ditongo crescente, o decrescente tem primeiro a vogal e depois a semivogal. Assim, o som começa mais potente e depois enfraquece. Exemplos: caixa, vai.

Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba (cai-xa, de-grau, sé-rie). Quando fazemos a separação das sílabas, a vogal e a semivogal não se separam. Se elas se separassem não seriam ditongos.

A palavra foi é um ditongo.

Hiatos encontram-se em duas sílabas diferentes, havendo nelas o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos diferentes. Exemplos: podia (po-di-a), cruel (cru-el), frear (fre-ar), hiato (hi-a-to), meeiro (me-eiro), lagoa (la-go-a).

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

Não se separam os ditongos e tritongos: Como ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba, e tritongo, o encontro de uma vogal com duas semivogais também na mesma sílaba, é evidente que eles não se separam silabicamente. Por exemplo: Ex. Au-las / au = ditongo decrescente oral.

Tritongo é o encontro de uma vogal com duas semivogais na mesma sílaba (i-guais, Pa-ra-guai, quão). Lembrando que: As VOGAIS são: a, e, i, o, u.

São as vogais i e u (orais ou nasais) quando, juntas a uma vogal, formam uma sílaba. Assim, quando não formarem a mesma sílaba, o encontro entre as vogais resultará em um hiato no momento da separação silábica.

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

Quanto à palavra rio, esta é realizada oralmente de duas formas: "ri-u" e "riu", especialmente na região de Lisboa.

São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.

Significado de Hiato
substantivo masculino Encontro de duas vogais que são separadas na divisão de uma sílaba, por exemplo: hi-a-to ou pa-ís. [Figurado] Interrupção; intervalo numa atividade qualquer.

No sentido figurado, um hiato representa uma falha, uma lacuna. Pode ainda ser definido como uma interrupção entre dois acontecimentos.

Os ditongos orais podem ser pronunciados com timbre aberto ou fechado. Exemplos de ditongos orais: ai, ia, iu, ui, eu, éu, ue, ei, éi, ie, oi, ói, io, au, ua, ao, oa, ou, uo, oe, eo, ea.

Os ditongos apresentam o encontro de duas vogais na mesma sílaba. Dessa forma, a palavra "não" é um ditongo.