É traição pensar em outra pessoa?

Perguntado por: apacheco5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O que define uma traição não é precisamente o pensamento ou a fantasia de se relacionar com outras pessoas, mas sim o ato colocado em prática, ou seja, a materialização do ato.

Cerca de 47% dos usuários afirmaram que a traição se inicia quando um dos parceiros envia uma mensagem de texto, um e-mail ou um recado virtual (em uma rede social, por exemplo) sem o conhecimento do outro. Esse tipo de definição foi o mais citado pelos entrevistados. Em segundo lugar, ficam as relações sexuais.

Só um alerta: segundo o IBGE, 60% dos casamentos que terminam em divórcio tiveram a infidelidade como motivo principal. Do total, 57% dos homens e 54% das mulheres admitiram que já traíram, seja pessoalmente ou virtualmente. Na minha opinião, o simples pensamento em outras mulheres (ou homens) não significa traição.

Alguns sinais de traição clássicos ainda são muito evidentes, como preocupação excessiva com bem-estar do companheiro ou companheira. Flores e presentes sem motivo, surpresas e até mesmo curiosidade sobre os caminhos e compromissos nos próximos dias também costumam ser sinais de traição.

auto-traição

O pior tipo de traição possível é a auto-traição. Para Jean-Jacques Rousseau, filósofo de Genebra nascido em 1722, todo ser humano nasce com um projeto vencedor. O problema é que para se enquadrar nas regras sociais muitas vezes o indivíduo se trai, abre mão do nosso próprio caminho em troca de ser aceito.

Esse sentimento surge porque você não quer ferir alguém que contribuiu com elementos valiosos para a sua vida. A ruptura vai machucar essa pessoa, e você não quer carregar esse peso. Outra razão frequente é a dúvida, que acaba impedindo uma decisão. Nesse caso, a pessoa sente medo do que pode acontecer no futuro.

Por que não consigo parar de pensar nele? Para a maioria das pessoas, pode ser porque você está apaixonado por essa pessoa. No entanto, isso nem sempre é o caso. Talvez você se dê bem e pense que ele gosta de você.

Podemos estar certos de que o ato de pensar emite uma energia. A onda de nosso pensamento pode ir muito longe, mas nem sempre toma o rumo que desejamos. Se a pessoa que você pensa te conhece intimamente, pode ser que ela receba essa energia, gerando uma lembrança imediata.

O teste de traição pode ajudar a elucidar algumas atitudes que são comuns em pessoas infiéis e que podem passar despercebidas.
...
Nas tarefas domésticas ele(a):

  1. Só ajuda depois de muita insistência;
  2. Às vezes faz a limpeza, mas geralmente só se eu pedir;
  3. Está muito cuidadoso e prestativo(a), como nunca vi antes.

Infelizmente a resposta para essa pergunta é sim, quem ama trai. Não importa o tipo de traição que você ou seu parceiro tenha experimentado, emocional ou física, esse é um assunto que pode ser muito difícil de resolver e superar. Afinal, vamos ser sinceros: pode ser emocionalmente desgastante e devastador.

A insatisfação com o relacionamento também pode levar algumas pessoas a traírem. Pesquisas indicam que as principais causas para as mulheres traírem são a falta de intimidade emocional, a falta de comunicação, o cansaço, traumas ligados a sexo ou abuso e falta de interesse no sexo com o parceiro atual.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

Um traidor pode apresentar diferentes comportamentos, como coragem repentina, arrependimento, apreensão, excitação, vaidade, falta de comprometimento com a família, entre tantas outras características.

A confiança, empatia e respeito próprio são rompidos internamente e, por isso, quem passa por um momento como esse precisa de cuidados específicos. A traição é uma das maiores responsáveis pelos rompimentos de relacionamentos. A terapia individual ou a terapia de casal são fundamentais para essa situação.

Tipos de Infidelidade Conjugal
As duas principais categorias de infidelidade são: a física e a emocional. A infidelidade emocional pode ser tão prejudicial , quanto a infidelidade física. A infidelidade emocional é, em alguns casos, devastadora e causa diversos problemas, como baixa autoestima e insegurança.

Estabilidade
Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram.

Por que os homens traem? Carência, insatisfação sexual e emocional, busca por aventura e pressão de amigos estão entre os principais motivos, segundo as especialistas.

Para a psicanalista Gabriela Seben, é mais comum que a infidelidade aconteça quando há um desgaste na relação ou se algo não anda bem. Ela pode ser ocasionada pela insatisfação sexual de um dos cônjuges, a falta de admiração pelo outro ou até mesmo pela busca da autoestima, por exemplo.