É sim tem vírgula?

Perguntado por: tmorais . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Antes de e sim se usa a vírgula? Certamente. A expressão e sim, que introduz uma ideia contrária, uma correção da anterior, deve ser precedida de vírgula. Entretanto, não se deve isolar o sim com vírgulas.

Olá! O correto seria "é, sim", com vírgula!

A expressão “e sim” – que introduz uma ideia contrária à anterior – deve ser precedida de vírgula. Exemplo: Não era um caso de ódio, e sim de amor. Importante: o “sim” não pode ser separado de vírgulas.

Se sim, digite o seu número de inscrição” —, aquele “se sim”, que te soa tão mal (mas que a mim não desagrada), pode ser trocado por “se fizer, digite…”, “caso faça, digite…”, “se a resposta for sim, digite…”, “em caso afirmativo, digite…”, e mais outras, certamente, que não me ocorrem no momento.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.

Na expressão MAS, SIM, o “sim” é tão somente um reforço de “mas”, podendo, por isso, ser retirado da frase sem nenhum prejuízo de sentido; nesse caso, porém, deve vir entre vírgulas porque é um elemento intercalado. Exemplos: Biúde não quer obediência, mas, sim, respeito.

Alguns advérbios de afirmação são “sim”, “decerto” e palavras afirmativas com o sufixo -mente (“certamente”, “realmente”, entre outras).

1 afirmativo, positivo, certo, isso, está bem, está certo, com certeza, de acordo, efetivamente.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

eSIM é um SIM digital padrão do setor que permite ativar um plano celular de operadora sem precisar usar um cartão SIM físico. Você pode instalar oito ou mais eSIMs em um iPhone e usar dois números de telefone ao mesmo tempo.

Nos iPhones, o eSIM é a única tecnologia que permite ao proprietário usar duas linhas de forma simultânea, como num smartphone Android dual chip. Com isso, o usuário consegue ter dois números (um pessoal e outro do trabalho, por exemplo) no mesmo aparelho, podendo ser inclusive de diferentes operadoras.

os pronomes oblíquos tônicos (mim, ti, ele (a), nós, vós, eles (as)) fazem papel de objeto e surgem após uma preposição: para mim, de mim, por mim, e assim por diante.

Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.”

3) Vírgula depois do “e”: deve ser usada se houver intercalação entre o “e” e o elemento ligado por ele.

Continuar lendo O que é SIF SIE é sim?