É siclano ou sicrano?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Para a surpresa de muitos, essa palavra não existe, por mais que alguns livros já tenham usado ela em lugar de sicrano. Ciclano, com “c”, é a correta grafia. Porém, ciclano é um nome da química das cadeias dos polímeros e corresponde a um hidrocarboneto saturado cíclico.

A palavra sicrano não tem origem definida, mas pode estar relacionada com a língua espanhola, onde existe a palavra “zutano”. Esta palavra ocorre normalmente como segundo elemento do conjunto Fulano e Sicrano. Beltrano provém do apelido espanhol correspondente.

No dicionário, fulano, beltrano e sicrano têm o mesmo significado, porém origens diferentes. Etimologistas explicam que beltrano é uma variação de Beltrão, um nome muito popular em Portugal e na Espanha por ser bastante usado em histórias medievais, com donzelas e cavaleiros. Já sicrano teria origem desconhecida.

3) Se a referência é feita a mais de uma pessoa, fala-se de fulano, sicrano (e não siclano, cicrano ou ciclano) e beltrano.

A nomenclatura dos ciclanos é feita com o uso do prefixo (iniciado por “ciclo” seguido do radical correspondente ao número de átomos de carbono), mais o sufixo ano, que representa as ligações simples entre os átomos de carbono.

Existem várias hipóteses sobre o surgimento da palavra sicrano. O livro “O Guia dos Curiosos: Língua Portuguesa” diz que ela deriva dos termos àrabes “sicrán” ou “sacrán” que siginificam bêbado.

Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos (formados somente por átomos de carbono e hidrogênio) de cadeia fechada que apresentam somente ligações simples entre os carbonos. Os dois ciclanos mais simples (ciclopropano e ciclobutano) são gases em condições ambientes.

Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»

O fato é que, embora se ouça com alguma frequência essa forma, o termo que usamos para substituir o nome de uma pessoa, depois de “fulano” e “beltrano”, é “sicrano”.

No espanhol do século XIII, fulano era usado como adjetivo, mas depois se tornou o substantivo que designa um indivíduo não identificado. Beltrano provém do nome próprio Beltrão, muito popular na Península Ibérica, por causa das novelas de cavalaria. A terminação em "ano" surgiu por analogia com Fulano.

Significado de fulano de tal: Significa que não se conhece o nome nem sobrenome de quem se fala.

Fulano é uma palavra das línguas portuguesa e castelhana, usada para fazer referência a uma pessoa indeterminada ou que não se quer mencionar; vagamente sinônimo de beltrano e sicrano, embora normalmente estas só se usem em conjunto quando se quer nomear mais do que uma pessoa.

Escrevem-se com maiúscula inicial os vocábulos que nomeiam pessoas de maneira vaga, fazendo as vezes de antropónimos, como Fulano, Sicrano, Beltrano e respectivos femininos: Fulano de tal; Fulana de tal; Fulano disse uma coisa, Fulana outra; Fulano, Sicrano e Beltrano pensam do mesmo modo.

[so-and-so, what's his name, what's her name] O meu primo disse que ele está namorando fulana de tal. My cousin said he's dating what's her name.

Indivíduo qualquer, sem qualidades ou importância. Etimologia (origem da palavra fulano). Do árabe fulan.

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: corretamente. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: correctamente. Grafia no Brasil: corretamente.

O que fazer antes de começar a escrever?

  1. Crie um ambiente propício. Cada pessoa tem um estilo de escrita diferente e um tipo de ambiente ideal para a escrita. ...
  2. Prepare playlists inspiradoras. ...
  3. Pense no objetivo do texto. ...
  4. Pesquise boas referências sobre o assunto. ...
  5. Não deixe de fazer brainstorming. ...
  6. Monte a estrutura do seu texto.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Basta escrever o nome da ramificação e o nome benzeno. Nessa estutura temos apenas o radical metil ligado ao benzeno. Logo, o seu nome é Metil-benzeno. Se o benzeno tiver duas ou mais ramificações, receberá o número 1 o carbono que estiver ligado ao radical que deve ser escrito primeiramente na ordem alfabética.

Ciclanos ou cicloalcanos: cadeias cíclicas que se constituem somente por ligações simples. Sua fórmula geral é CnH2n. Nomenclatura: ciclo + prefixo + an + o. Ciclenos ou cicloalcenos: cadeias fechadas de hidrocarbonetos com uma instauração.

Os cicloalcanos ou ciclanos (hidrocarbonetos de cadeia fechada e com ligações simples entre carbonos) estão presentes em maior quantidade nos petróleos de várias regiões do mundo, principalmente os de origem caucasiana (termo usado para indicar origem europeia) e também de origem americana.