É ser humano ou seres humanos?

Perguntado por: udias2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O plural de ser humano é seres humanos.

Forma de adjetivoEditar

SingularPlural
Masculinohumano hu.ma.nohumanos hu.ma.nos
Femininohumana hu.ma.nahumanas hu.ma.nas
Comum aos dois géneros/gêneros

Humano: 1 pessoa, criatura, gente, homem, humano, indivíduo.

Pelo menos 21 espécies humanas são reconhecidas por pesquisadores, incluindo a nossa — Homo sapiens —, segundo levantamento do Museu Nacional de História Natural, mantido pelo Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos.

Cultura é a principal característica distintiva de nossa espécie, e é de várias maneiras um reflexo das nossas características físicas. Cultura desenvolveu-se passo a passo ao longo de nossa evolução física.

Humano (taxonomicamente Homo sapiens, termo que deriva do latim "homem sábio", também conhecido como pessoa, gente ou homem) é a única espécie do gênero Homo ainda viva e o primata mais abundante e difundido da Terra, caracterizado pelo bipedalismo e por cérebros grandes, o que permitiu o desenvolvimento de ferramentas ...

Assim como todos os seres vivos, com exceção dos vírus, os seres humanos possuem seu corpo formado por células, que formam tecidos, os quais formam órgãos, que, por sua vez, formam sistemas.

De acordo com os cálculos do grupo, o Homo sapiens teria surgido há 140 mil anos e um grupo de 600 indivíduos teria deixado a África há 50 mil anos. “Esses resultados estão de acordo com o que a maior parte dos pesquisadores acredita ter ocorrido”, diz Bonatto.

"seres humanos" é uma forma flexionada de ser humano.

Se por alguma razão for importante mencionar os dois gêneros, a forma clássica de fazê-lo é com parênteses: “Senhores(as) alunos(as)”.

Humana vem do verbo humanar. O mesmo que: humaniza.

A forma correta de escrita é ser humano, separado e sem hífen. As palavras serumano e ser-humano estão erradas. A expressão ser humano é habitualmente utilizada para indicar o humano. Refere-se ao homem, de forma global, incluindo homens e mulheres, ou seja, a humanidade.

Assim, o conceito de humanidade está relacionado não a uma natureza humana, no sentido comum, mas a uma natureza racional, uma vez que o que garante o valor de fim em si mesmo a esta não é o fato de ser humana, mas de ser racional.

Cérebro bem desenvolvido, capacidade de falar e produzir cultura são as características mais marcantes do ser humano moderno.

Homo sapiens sapiens

Na verdade, nossa espécie, Homo sapiens sapiens, é uma subespécie de Homo sapiens. Acredita-se que a espécie Homo sapiens surgiu entre 350 a 200 mil anos atrás, na África.

Ordem: Primata; Família: Hominidae (nesse grupo estão também os gorilas e chimpanzés); Gênero: Homo; Espécie: Homo sapiens.

  • Mamíferos
  • Sarcopterygii

Mas por quê? Somos animais porque também possuímos algo em comum com todos os outros animais – somos formados por muitas células, e elas possuem um núcleo protegido por uma membrana. Nos reproduzimos quando as células reprodutoras masculina e feminina se encontram e formam a “célula-ovo”.

A capacidade de sentir prazer, dor e medo não é exclusiva dos seres humanos. Ela é, na verdade, vital para a sobrevivência de seres de várias espécies.

O homem é o único animal racional por possuir o dom da fala, da inteligência e conseqüentemente o poder de comunicar-se com outros seres humanos. O seu ciclo de vida é voltado para as suas necessidades e sobrevivência conforme o meio em que vive. Ele pode adaptar-se a diferentes lugares, pessoas e cultura.